Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39718
Tipo: Artigo de Periódico
Título: As Formas de Democracia na Universidade Federal de Minas Gerais: diferenças entre Docentes e Técnico-Administrativos em Educação
Autor(es): Mariana da Silva Rodrigues
Camila Camilozzi Alves Costa de Albuquerque Araújo
Resumo: O artigo tem como objetivo analisar as formas de inclusão democrática para os servidores de uma universidade federal de ensino superior. Partiu-se de uma abordagem conceitual de democracia e formas de inclusão política, como representação, deliberação e participação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. Percebe-se que, no Brasil, as instituições federais de ensino enfrentam desafios para democratizar e legitimar a participação de diversos atores no processo decisório. Os resultados reforçam a necessidade de se estabelecer práticas e ações para a efetivação da democracia interna e externa nas universidades públicas.
Assunto: Democracia
Inclusão
Deliberação
Representação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAFICH - FACULDADE DE FILOSOFIA E CIENCIAS HUMANAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.36311/1519-0110.2017.v18n2.05.p55
URI: http://hdl.handle.net/1843/39718
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/orgdemo/article/view/7585
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Organizações e Democrácia
Aparece nas coleções:Artigo de Periódico

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_As formas de democracia na Universidade Federal de Minas Gerais.pdf201.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.