Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/39723
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perfil clínico do paciente diabético após internação devido a complicação por condição sensível à atenção primária
Autor(es): Cláudia di Lourenzo Oliveira
Clareci Silva Cardoso
Karine Siqueira Cabral Rocha
Eduarda Mendes Costa
Rony Costa de Almeida
Mateus Lopes de Faria
Jéssica Azevedo de Aquino
Hygor Kleber Cabral Silva
Aurelino Rocha Barbosa Júnior
Raquel Yumi Sakamoto
Resumen: Objetivos: Avaliar clinicamente e classificar de acordo com o risco de novas complicações pacientes portadores de diabetes mellitus tipo 2 após internação hospitalar por condição sensível à atenção primária. Métodos: Foi conduzido um estudo transversal. Pacientes foram avaliados após 18 meses de internação. Foi aplicado um questionário com questões sociodemográficas e clínicas, avaliação clínica e laboratorial, além de eletrocardiograma. Um escore representado pelo somatório dos riscos cardiovascular, doença renal crônica e pé diabético foi elaborado. Um modelo de regressão linear foi ajustado para avaliar sexo e idade como fatores associados a uma maior probabilidade de aumento do escore. Resultados: Dentre os 98 pacientes elegíveis 37 foram entrevistados. A taxa de mortalidade observada 18 meses após a internação foi 32,6% (32/98). Sexo masculino e maior idade se apresentaram como fatores associados com um maior risco de complicações. Quando comparados, homens tiveram 3,89 mais pontos no escore do que as mulheres e a cada ano de idade representou um aumento de 16 pontos a mais. Discussão: Pacientes que foram internados por complicações sensíveis à atenção primária apresentaram alta mortalidade, avaliação clínica e quadro grave com alto risco para o desenvolvimento de novas complicações e piora das existentes. Conclusão: Os resultados apontam para uma situação de risco em que a hospitalização não representou uma mudança no acompanhamento clínico desses pacientes, mostrando a falta de diálogo entre a atenção terciária e a primária.
Asunto: Diabetes mellitus tipo 2
Alta do paciente
Assistência ambulatorial
Complicações do diabetes
Mortalidade
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
Identificador DOI: 10.23925/1984-4840.2017v19i3a8
URI: http://hdl.handle.net/1843/39723
Fecha del documento: 2017
metadata.dc.url.externa: https://revistas.pucsp.br/index.php/RFCMS/article/view/30323
metadata.dc.relation.ispartof: Revista da Faculdade de Ciências Médicas de Sorocaba
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico



Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.