Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39725
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Como elaborar uma estratégia para empoderar pacientes com Diabetes Mellitus? |
Authors: | Jéssica Azevedo de Aquino Cristina Sanches Giraud Cláudia di Lorenzo Oliveira Mariana Linhares Pereira André Oliveira Baldoni |
Abstract: | O tratamento do Diabetes Mellitus (DM) exige atendimento clínico contínuo, permanente educação para autocuidado e apoio para evitar complicações a longo prazo. No controle do DM, os pacientes desempenham um papel fundamental, visto que suas escolhas no cuidado têm maior impacto sobre os seus resultados que as decisões tomadas por profissionais de saúde. Neste contexto, é fundamental a adoção de práticas educativas e motivacionais, como o empoderamento, para que o paciente com DM possa gerenciar de forma efetiva o seu tratamento. O empoderamento trata-se de um processo educacional para autocuidado no qual os indivíduos adquirem conhecimentos, melhoram sua autonomia e aumentam suas responsabilidades, o que permite obter o poder para tomar decisões sobre sua saúde. Estudos baseados em empoderamento no DM demonstram que as intervenções promovem maior conhecimento sobre DM, benefícios no autocuidado e melhora em parâmetros clínicos. |
Subject: | Diabetes Mellitus Empoderamento |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FARMACIA - FACULDADE DE FARMACIA |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39725 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | https://japhac.wixsite.com/japhac/issues-2017 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Journal of Applied Pharmaceutical Sciences |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_Como elaborar uma estratégia para empoderar pacientes com diabetes mellitus.pdf | 120.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.