Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39749
Tipo: Artigo de Evento
Título: Ciência aberta: os desafios para concepção da ciência cidadã
Autor(es): Luciana Gonçalves Silva Souza
Izabel Antonina de Araújo
Júlia Rocha Ribeiro
Resumo: Nas últimas décadas, a ciência aberta é tema discutido nas agendas dos governos e organizações mundiais. Esta ciência envolve vários aspectos do processo de pesquisa que se baseia nas novas formas de produção de pesquisa colaborativa, interativa e compartilhada com o cidadão. Nesta perspectiva, países como Nova Zelândia, Reino Unido, Colômbia, Japão, Brasil entre outros, estão desenvolvendo vários projetos que promovem o engajamento dos cidadãos na ciência como alternativa para o desenvolvimento de uma cultura de conscientização científica. Esta participação nas decisões e nos processo de seleção dos fluxos de pesquisa que se dá não apenas como observadores e coletores de dados, mas também como profissionais planejadores e avaliadores. Para isso, necessitam de informações de qualidade, plataformas interativas, gestão de dados, entre outros. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho pontuar aspectos relacionados aos pilares que compõem a ciência aberta e identificar as ações desenvolvidas por alguns países que visam envolver o cidadão no fazer científico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório a partir de uma revisão bibliográfica sobre o tema e identificação de projetos de ciência cidadã praticados em alguns países . Observa a importância da participação cidadã na definição das práticas a serem desenvolvidas no âmbito da ciência, tecnologia e inovação. Considera que pensar em uma ciência aberta requer outras dimensões e condições consideradas essenciais para uma ciência cidadã, como acesso aberto, plataformas abertas, agenda de pesquisa abertas, além da informação de qualidade e literacia científica.
Assunto: Ciência aberta
Ciência cidadã
Acesso aberto
Dados abertos
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39749
Data do documento: 2018
metadata.dc.url.externa: https://dadosabertos.info/enhanced_publications/idt/papers/50.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: II Workshop de Informação, Dados e Tecnologia,
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