Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39758
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ricardo Viana Velloso | pt_BR |
dc.creator | Luzia Bueno | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-02-25T18:57:35Z | - |
dc.date.available | 2022-02-25T18:57:35Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.spage | 1 | pt_BR |
dc.citation.epage | 6 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-8722 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/39758 | - |
dc.description.resumo | O presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem por objeto o trabalho docente em cursos e programas de educação a distância(EAD), com foco na dimensão da tutoria exercida por esse profissional. É de amplo conhecimento que a educação formal vem incorporando progressivamente as tecnologias da informação e da comunicação, constituindo-se então em diferentes modalidades, mormente a educação a distância. Nesse contexto, com o objetivo central, a pesquisa busca verificar qual é o papel do tutor virtual construído nas redes discursivas acadêmico-científicas, as quais podem revelar elementos sobre o papel do tutor sob a ótica da academia, ao mesmo tempo em que podem (re)afirmar o papel desse profissional. Para realização do estudo, é adotado, então, o estado da arte, como levantamento das publicações sobre o tema. A pesquisa toma por referência as teses de doutorado relacionadas ao assunto, publicadas na plataforma Sucupira-Capes,no período de 2013 a 2016. As referidas teses têm seus resumos analisados à luz do interacionismos sociodiscursivo(ISD). A análise ,embora ainda em curso, possibilita alguns resultados preliminares, os quais apontam que o tutor é sujeito cujo papel é de mediador entre o aluno e a instituição, entre o aluno e o professor da disciplina, entre o aluno e os conteúdos acadêmicos do curso. Apontam ainda que sua profissão encontra-se em processo de construção, marcada por contradições que evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o tema | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | BIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | CIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância). | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Educação a distância | pt_BR |
dc.subject.other | Trabalho docente | pt_BR |
dc.subject.other | Tutor | pt_BR |
dc.subject.other | Redes discursivas | pt_BR |
dc.title | O Papel do Tutor Construído nas Redes Discursivas Acadêmico-Científicas | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/567 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_O PAPEL DO TUTOR CONSTRUÍDO NAS REDES DISCURSIVA SACADÊMICO-CIENTÍFICAS.pdf | 423.51 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.