Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39758
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRicardo Viana Vellosopt_BR
dc.creatorLuzia Buenopt_BR
dc.date.accessioned2022-02-25T18:57:35Z-
dc.date.available2022-02-25T18:57:35Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage6pt_BR
dc.identifier.issn2316-8722pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39758-
dc.description.resumoO presente estudo é parte de uma pesquisa de doutorado que tem por objeto o trabalho docente em cursos e programas de educação a distância(EAD), com foco na dimensão da tutoria exercida por esse profissional. É de amplo conhecimento que a educação formal vem incorporando progressivamente as tecnologias da informação e da comunicação, constituindo-se então em diferentes modalidades, mormente a educação a distância. Nesse contexto, com o objetivo central, a pesquisa busca verificar qual é o papel do tutor virtual construído nas redes discursivas acadêmico-científicas, as quais podem revelar elementos sobre o papel do tutor sob a ótica da academia, ao mesmo tempo em que podem (re)afirmar o papel desse profissional. Para realização do estudo, é adotado, então, o estado da arte, como levantamento das publicações sobre o tema. A pesquisa toma por referência as teses de doutorado relacionadas ao assunto, publicadas na plataforma Sucupira-Capes,no período de 2013 a 2016. As referidas teses têm seus resumos analisados à luz do interacionismos sociodiscursivo(ISD). A análise ,embora ainda em curso, possibilita alguns resultados preliminares, os quais apontam que o tutor é sujeito cujo papel é de mediador entre o aluno e a instituição, entre o aluno e o professor da disciplina, entre o aluno e os conteúdos acadêmicos do curso. Apontam ainda que sua profissão encontra-se em processo de construção, marcada por contradições que evidenciam a necessidade de mais pesquisas sobre o temapt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentBIU - BIBLIOTECA UNIVERSITARIApt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCIET:EnPED (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias / Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância).pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherEducação a distânciapt_BR
dc.subject.otherTrabalho docentept_BR
dc.subject.otherTutorpt_BR
dc.subject.otherRedes discursivaspt_BR
dc.titleO Papel do Tutor Construído nas Redes Discursivas Acadêmico-Científicaspt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2018/article/view/567pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_O PAPEL DO TUTOR CONSTRUÍDO NAS REDES DISCURSIVA SACADÊMICO-CIENTÍFICAS.pdf423.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.