Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39810
Type: Artigo de Periódico
Title: Análise das teorias pedagógicas presentes no projeto pedagógico do Curso de Formação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG
Other Titles: Analysis of the pedagogical theories contained in the educational project of a health service management course at UFMG
Authors: Mateus Aparecido de Faria
Analise de Jesus da Silva
Abstract: Objetivo: Nesse artigo buscou-se responder com quais teorias e métodos pedagógicos vêm sendo construído o curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. Material e métodos: Como percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa pelo método da pesquisa documental, cujo suporte foi o Projeto Pedagógico do referido Curso. A busca de respostas foi feita à luz das tendências pedagógicas descritas na literatura. Resultados: Percebeu-se a constituição pedagógica tripla de ordem teórica: construtivista (explicitamente) e de competências (implicitamente); socio interacionismo e libertadora. A interdisciplinaridade é evidenciada pelo trabalho conjunto entre ciências sociais aplicadas e temas da saúde, com ênfase para a área da Saúde Coletiva. Por fim, discute-se que o desvelamento da teoria ou sua desnaturalização se constituem como ponto principal no entendimento das intencionalidades existentes e praticadas no cotidiano, como foi tentado com o Projeto Político Pedagógico (PPP).Conclusão: Compreende-se que toda teoria é baseada em uma prática que, sendo teorizada, influencia outras práticas. No PPP não é diferente: considerado um guia para a formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras, suas teorias devem convergir para a transformação social
Subject: Saúde Coletiva
Recursos Humanos
Administração de Serviços de Saúde
Educação
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: http://10.4034/RBCS.2016.20.01.07
URI: http://hdl.handle.net/1843/39810
Issue Date: 4-Jul-2016
metadata.dc.url.externa: http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/27654/15222
metadata.dc.relation.ispartof: Revista brasileira de ciências da saúde
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.