Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/39810
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Análise das teorias pedagógicas presentes no projeto pedagógico do Curso de Formação em Gestão de Serviços de Saúde da UFMG |
Other Titles: | Analysis of the pedagogical theories contained in the educational project of a health service management course at UFMG |
Authors: | Mateus Aparecido de Faria Analise de Jesus da Silva |
Abstract: | Objetivo: Nesse artigo buscou-se responder com quais teorias e métodos pedagógicos vêm sendo construído o curso de Gestão de Serviços de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais. Material e métodos: Como percurso metodológico utilizou-se a abordagem qualitativa pelo método da pesquisa documental, cujo suporte foi o Projeto Pedagógico do referido Curso. A busca de respostas foi feita à luz das tendências pedagógicas descritas na literatura. Resultados: Percebeu-se a constituição pedagógica tripla de ordem teórica: construtivista (explicitamente) e de competências (implicitamente); socio interacionismo e libertadora. A interdisciplinaridade é evidenciada pelo trabalho conjunto entre ciências sociais aplicadas e temas da saúde, com ênfase para a área da Saúde Coletiva. Por fim, discute-se que o desvelamento da teoria ou sua desnaturalização se constituem como ponto principal no entendimento das intencionalidades existentes e praticadas no cotidiano, como foi tentado com o Projeto Político Pedagógico (PPP).Conclusão: Compreende-se que toda teoria é baseada em uma prática que, sendo teorizada, influencia outras práticas. No PPP não é diferente: considerado um guia para a formação profissional de trabalhadores e trabalhadoras, suas teorias devem convergir para a transformação social |
Subject: | Saúde Coletiva Recursos Humanos Administração de Serviços de Saúde Educação |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | FAE - DEPARTAMENTO DE MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | http://10.4034/RBCS.2016.20.01.07 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/39810 |
Issue Date: | 4-Jul-2016 |
metadata.dc.url.externa: | http://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/27654/15222 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista brasileira de ciências da saúde |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Análise das teorias pedagógicas presentes no projeto pedagógico do curso de formação em gestão de serviços de saúde da UFMG.pdf | 690.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.