Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39889
Type: Dissertação
Title: Desigualdades e efeitos desiguais : uma análise da influência das condições socioeconômicas e dos backgrounds familiares sobre a experiência socializadora do Parlamento Jovem de Minas Gerais (2008)
Other Titles: Inequalities and uneven effects : an analysis of the influence of socioeconomic conditions and family backgrounds on the socializing experience of the Minas Gerais Youth Parliament (2008)
Authors: Myla Freire Machado Fernandes
First Advisor: Mário Fuks
First Referee: Thiago Moreira da Silva
Second Referee: Gabriel Ávila Casalecchi
Abstract: As relações entre os efeitos da educação política e os distintos status socioeconômicos e backgrounds familiares de seus participantes constituem o tema desta dissertação. Essa investigação se desenvolve a partir da edição de 2008 do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), iniciativa de educação política desenvolvida pela Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais desde 2004. A questão de pesquisa que se coloca é a seguinte: o PJ Minas (2008) produz efeitos distintos a depender das condições socioeconômicas e dos backgrounds familiares dos seus participantes? Assim, objetiva-se fornecer, a partir de tais dimensões, análise detalhada dos efeitos do programa sobre o conhecimento político, o engajamento político e as atitudes políticas democráticas de seus integrantes. As hipóteses sustentam que os indivíduos em situações socioeconômicas desfavorecidas são os que mais têm a ganhar com a educação política nessas três áreas, e também que este efeito de compensação se concentra em objetos salientes ao programa para o conhecimento político e as atitudes políticas democráticas, bem como na dimensão motivacional do engajamento político. São utilizadas metodologias quantitativas, de forma que a operacionalização das variáveis faz uso de escalas múltiplas e análises fatoriais exploratórias, enquanto a análise dos resultados explora estatísticas descritivas e análises multivariadas guiadas por modelos de regressões lineares e logísticas. Embora os resultados pareçam refletir distintos padrões de efeitos desiguais do PJ Minas (2008), o achado mais sólido deste estudo recai sobre a capacidade da condição socioeconômica do jovem, representada pelo tipo de escola por ele frequentado, de condicionar o impacto do tratamento sobre os ganhos cognitivos e de engajamento, cenários nos quais os efeitos do “mínimo necessário” e “deixados para trás” se sobressaem. Nesse sentido, são os jovens pertencentes aos estratos intermediários da hierarquia socioeconômica observada por esta pesquisa que mais têm a ganhar com o programa, enquanto os jovens em condições socioeconômicas desfavorecidas, mesmo com a intervenção da educação política, seguem sendo “deixados para trás” em relação aos demais.
Abstract: The relations between the effects of political education and different socioeconomic status and family backgrounds of its participants constitute the theme of this dissertation. This investigation develops from the of 2008 edition of the Youth Parliament of Minas (PJ Minas), a initiative of political education developed by the Legislative Assembly of the State of Minas Gerais since 2004. The research question that arises is the following: does the PJ Minas (2008) produce different effects depending on the socioeconomic conditions and Family backgrounds of its participants? Thus, the objective is to provide, based on such dimensions, a detailed analysis of the effects of the program on political knowledge, political engagement and democratic political attitudes of its members. The hypotheses hold that individuals in disadvantaged socioeconomics situations are those who have the most to gain from political education in these three areas, and also that this compensation effect concentrates on objects salients to the program in the political knowledge and democratic political attitudes, as well as in the motivational dimension of political engagement. Quantitative methodologies are maids, so that the operationalization of the variables use multiples scales and exploratory fator analyzes, while the analysis of the results explores descriptive statistics and multivariate analyzes guided by models of regressions linears and logistics. Although the results seem to reflect different patterns of unequal effects of PJ Minas (2008), the most solid finding of this study relates to the ability of the young person's socioeconomic condition, represented by the type of school he attended, to condition the impact of treatment on cognitive and engagement gains, scenarios in which the effects of the “necessary minimum” and “left behinds” stand out. In this sense, it is young people belonging to the intermediate strata of the socioeconomic hierarchy observed by this research that have the most to gain from the program, while Young people in disadvantaged socioeconomic conditions, even with the intervention of political education, continue being “left behinds” in relation to the others.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA POLÍTICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência Política
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39889
Issue Date: 5-Mar-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ficha myla-mesclado (1).pdf2.37 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.