Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39989
Type: Artigo de Periódico
Title: Impressões sobre o atendimento na secretaria de um curso de licenciatura intercultural indígena: FIEI/UFMG
Authors: Luciana Gomes da Luz Silva
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo discorrer sobre algumas experiências vividas durante o desenvolvimento das atividades de secretaria do curso de Formação Intercultural Para Educadores Indígenas, no que se refere ao atendimento aos estudantes, aos docentes e ao público em geral. Serão apresentados alguns desafios do processo de institucionalização do curso assim como da inserção e aceitação do estudante indígena pela comunidade universitária. Observa-se que os indígenas buscam fortalecer suas identidades na interação com os não indígenas e mesmo entre indígenas. Há também um esforço por parte dos professores e outros profissionais mais próximos deles no curso de que os mesmos tenham seus direitos assegurados. A inserção dos povos indígenas na universidade demonstra o quão importante e necessário é a troca de experiências entre os dois mundos: indígena e não indígena. Aponta também para a necessidade de que se promova o debate e reflexão sobre os povos indígenas e suas demandas. Nesse sentido, considera-se que a reflexão sobre o dia a dia da secretaria poderá contribuir para o aprimoramento da inserção indígena na universidade uma vez que neste espaço o exercício de compreensão do mundo indígena para atendimento às suas demandas é potencializado.
Subject: Povos indígenas
Direitos
Ensino Superior
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.18554/cimeac.v7i1.2087
URI: http://hdl.handle.net/1843/39989
Issue Date: 2017
metadata.dc.url.externa: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/cimeac/article/view/2087
metadata.dc.relation.ispartof: Cadernos CIMEAC
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.