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Tipo: Artigo de Periódico
Título: A extensão universitária como caminho para a construção de serviço de gerenciamento da terapia medicamentosa na atenção primária à saúde
Título(s) alternativo(s): La extensión universitaria como una manera de construir los servicios de gestión de la farmacoterapia en la atención primaria de salud
Autor(es): Danielle Fernandes Silva
Beatriz Leal Meireles
Simone de Araújo Medina Mendonça
Djenane Ramalho de Oliveira
Resumen: O objetivo deste artigo é descrever e analisar as potencialidades e as limitações de uma experiência de extensão universitária no planejamento e oferta de serviço de Gerenciamento da Terapia Medicamentosa (GTM) na Atenção Primária à Saúde (APS). Foi utilizada a pesquisa qualitativa com análise de documentos gerados ao longo da experiência de construção e oferta do serviço de GTM na APS. Os dados foram analisados por meio da análise narrativa. Durante as atividades de campo 20 usuários tiveram suas necessidades farmacoterapêuticas avaliadas, para cada problema relacionado ao uso de medicamento identificado, foram planejadas intervenções, as quais foram pactuadas com os usuários e equipe de saúde. Essa iniciativa foi expandida para outras unidades de saúde do município, com o envolvimento de farmacêuticas do serviço. Na integração ensino-serviço o trabalho entre estudantes, docentes, profissionais do serviço e gestores deve ocorrer de forma integrada e colaborativa. O Plano Nacional de Extensão Universitária reafirma o compromisso da universidade se voltar para a geração de conhecimentos que possam atender as necessidades da população. Elaborar estratégias de educação permanente, envolver profissionais de saúde, docentes e estudantes é fundamental para promover a integração ensino-serviço, melhorar a formação de estudantes e profissionais, e principalmente aprimorar o cuidado prestado e fortalecimento do SUS. O GTM é uma importante ferramenta para sistematizar a prática clínica do farmacêutico. A parceria universidade-serviço de saúde e os projetos de extensão universitária geram conhecimentos e inovações para a unidade de saúde. Espera-se que a integração de extensão, ensino e pesquisa contribua para a formação de profissionais capazes de influenciar a reorganização do currículo em Farmácia na instituição onde a experiência foi desenvolvida e em outras que se tornarão cenário profissional daqueles que a vivenciaram.
Abstract: The objective of this article is to describe and analyze the strengths and limitations of a university extension of experience in the planning and provision of management services of Medication Therapy Management (GTM) in Primary Health Care (PHC). Qualitative research with analysis of documents generated during construction experience and offering the GTM service at APS was used. Data were analyzed through narrative analysis. During field activities 20 users had their assessed pharmacotherapeutic needs, for every problem related to the use of identified drug interventions were planned, which were agreed with the users and health professionals. This initiative was expanded to other health units in the city, with the involvement of pharmaceutical service. In the teaching-service integration work between students, teachers, professionals and service managers must take place in an integrated and collaborative way. The National Plan for University Extension reaffirms the university’s commitment to turn to the generation of knowledge that can meet people’s needs. Develop lifelong learning strategies, involving health professionals, teachers and students is key to promoting integration between teaching and service, improve the training of students and professionals, and especially to improve the care provided and strengthening the SUS. The GTM is an important tool to systematize clinical pharmaceutical practice. The partnership of health-service university and the university extension projects generate knowledge and innovations to the health unit. It is expected that the extent of integration, education and research contribute to the training of professionals able to influence the reorganization of curriculum in Pharmacy at the institution where the experiment was developed and others that will become professional scenario of those who experience it.
Asunto: Terapia medicamentosa - Gerenciamento
Atenção farmacêutica
Atenção primária à saúde
Extensão universitária
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAR - DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA SOCIAL
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40104
Fecha del documento: 2016
metadata.dc.url.externa: https://rbfhss.org.br/sbrafh/article/view/249
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde
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