Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40164
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Luiz Roberto Pinto Nazario | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6941387272802380 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Jenny González Muñoz | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ana Lúcia Menezes de Andrade | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Antônio do Nascimento Moreno | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Felipe Viero Kolinski Machado | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Fábio Roberto Rodrigues Belo | pt_BR |
dc.creator | Felipe de Castro Ramalho | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6040956609270231 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-16T19:02:45Z | - |
dc.date.available | 2022-03-16T19:02:45Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-19 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40164 | - |
dc.description.abstract | One of the main agendas of the LGBT community is to combat the stereotypical representation in media that can vilify and mischaracterize their individuals and struggles. From this, we question these characterizations in the Hollywood animated movies. The animated films, quite often considered to be a product exclusively for children, it does not address directly the sexualities which differ of heteronormativity. For this reason, we named "diverse" the characters that flees the norms of heterosexuality standards in order to map, analyze, quantify and qualify these representations. At first moment, the concepts of the theorist Stuart hall on representational practices able of producing ideologies, speeches and signs are used in the animated film and associated with the anthropomorphism, which we believe to be a cloaked way to represent the various characters. Thereafter, we characterized the diverse and the reasons for the choice of the term to propose and debate on films as instance able to subscribe to the rules of gender and how the animated film acts as a media able to propose a specific cultural pedagogy. Therefore, from the principle of similarity and difference proposed by Hall, we map the diverse characters present in the history of animated film of the major American studios: Disney, Pixar, and DreamWorks. After these processes we evaluate and qualify from the tables developed for mapping, the purpose of the diverse representations on characters present in animated movies. | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma das principais pautas da comunidade LGBT é combater a representação estereotipada na mídia que possa difamar e descaracterizar seus indivíduos e suas lutas. A partir disto, questionamos estas caracterizações no cinema de animação industrial hollywoodiano. Os filmes animados, muitas vezes considerados como um produto exclusivo para o público infantil, não abordam diretamente as sexualidades que divergem da heteronormatividade. Por isso nomeamos de “diverso” os possíveis personagens que fogem das normas da heterossexualidade padrão, a fim de mapear, analisar, quantificar e qualificar o intuito destas representações. No primeiro momento, os conceitos do teórico Stuart Hall sobre as práticas representacionais capazes de produzir ideologias, discursos e signos são aplicados no cinema de animação e associados ao antropomorfismo, que acreditamos ser uma maneira camuflada de representar os personagens “diversos”. Em seguida, caracterizamos o “diverso” e os motivos da escolha do termo para, então, propor um debate sobre o cinema como instância capaz de inscrever as normas de gênero e sobre como o cinema de animação age como uma mídia capaz de propor uma pedagogia cultural específica. Depois, a partir do princípio da similaridade e diferença proposto por Hall, mapeamos os personagens “diversos” presentes na História do cinema de animação dos principais estúdios norte-americanos: Disney, Pixar e DreamWorks. Após estes processos, avaliamos e qualificamos, a partir das tabelas desenvolvidas para o mapeamento, o intuito das representações do “diverso” nos personagens dos filmes animados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Artes | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Representação do diverso | pt_BR |
dc.subject | Antropomorfismo | pt_BR |
dc.subject | Normas e padrões de gênero | pt_BR |
dc.subject | Análise de personagem | pt_BR |
dc.subject | Cinema de animação | pt_BR |
dc.subject.other | Animação (Cinematografia) - Estados Unidos - História e crítica | pt_BR |
dc.subject.other | Identidade de gênero | pt_BR |
dc.subject.other | Antropomorfismo | pt_BR |
dc.title | A representação do diverso no cinema de animação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-4926-7967 | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A representação do diverso no cinema de animação - Felipe Ramalho.pdf | 4.89 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License