Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40164
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Roberto Pinto Nazariopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6941387272802380pt_BR
dc.contributor.referee1Jenny González Muñozpt_BR
dc.contributor.referee2Ana Lúcia Menezes de Andradept_BR
dc.contributor.referee3Antônio do Nascimento Morenopt_BR
dc.contributor.referee4Felipe Viero Kolinski Machadopt_BR
dc.contributor.referee5Fábio Roberto Rodrigues Belopt_BR
dc.creatorFelipe de Castro Ramalhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6040956609270231pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T19:02:45Z-
dc.date.available2022-03-16T19:02:45Z-
dc.date.issued2020-02-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40164-
dc.description.abstractOne of the main agendas of the LGBT community is to combat the stereotypical representation in media that can vilify and mischaracterize their individuals and struggles. From this, we question these characterizations in the Hollywood animated movies. The animated films, quite often considered to be a product exclusively for children, it does not address directly the sexualities which differ of heteronormativity. For this reason, we named "diverse" the characters that flees the norms of heterosexuality standards in order to map, analyze, quantify and qualify these representations. At first moment, the concepts of the theorist Stuart hall on representational practices able of producing ideologies, speeches and signs are used in the animated film and associated with the anthropomorphism, which we believe to be a cloaked way to represent the various characters. Thereafter, we characterized the diverse and the reasons for the choice of the term to propose and debate on films as instance able to subscribe to the rules of gender and how the animated film acts as a media able to propose a specific cultural pedagogy. Therefore, from the principle of similarity and difference proposed by Hall, we map the diverse characters present in the history of animated film of the major American studios: Disney, Pixar, and DreamWorks. After these processes we evaluate and qualify from the tables developed for mapping, the purpose of the diverse representations on characters present in animated movies.pt_BR
dc.description.resumoUma das principais pautas da comunidade LGBT é combater a representação estereotipada na mídia que possa difamar e descaracterizar seus indivíduos e suas lutas. A partir disto, questionamos estas caracterizações no cinema de animação industrial hollywoodiano. Os filmes animados, muitas vezes considerados como um produto exclusivo para o público infantil, não abordam diretamente as sexualidades que divergem da heteronormatividade. Por isso nomeamos de “diverso” os possíveis personagens que fogem das normas da heterossexualidade padrão, a fim de mapear, analisar, quantificar e qualificar o intuito destas representações. No primeiro momento, os conceitos do teórico Stuart Hall sobre as práticas representacionais capazes de produzir ideologias, discursos e signos são aplicados no cinema de animação e associados ao antropomorfismo, que acreditamos ser uma maneira camuflada de representar os personagens “diversos”. Em seguida, caracterizamos o “diverso” e os motivos da escolha do termo para, então, propor um debate sobre o cinema como instância capaz de inscrever as normas de gênero e sobre como o cinema de animação age como uma mídia capaz de propor uma pedagogia cultural específica. Depois, a partir do princípio da similaridade e diferença proposto por Hall, mapeamos os personagens “diversos” presentes na História do cinema de animação dos principais estúdios norte-americanos: Disney, Pixar e DreamWorks. Após estes processos, avaliamos e qualificamos, a partir das tabelas desenvolvidas para o mapeamento, o intuito das representações do “diverso” nos personagens dos filmes animados.pt_BR
dc.description.sponsorshipFAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRepresentação do diversopt_BR
dc.subjectAntropomorfismopt_BR
dc.subjectNormas e padrões de gêneropt_BR
dc.subjectAnálise de personagempt_BR
dc.subjectCinema de animaçãopt_BR
dc.subject.otherAnimação (Cinematografia) - Estados Unidos - História e críticapt_BR
dc.subject.otherIdentidade de gêneropt_BR
dc.subject.otherAntropomorfismopt_BR
dc.titleA representação do diverso no cinema de animaçãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4926-7967pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A representação do diverso no cinema de animação - Felipe Ramalho.pdf4.89 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons