Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40168
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorLuiz Henrique Assis Garciapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-16T20:47:36Z-
dc.date.available2022-03-16T20:47:36Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume5pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage1pt_BR
dc.citation.epage25pt_BR
dc.identifier.issn22507116pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40168-
dc.description.resumoMeu intuito é realizar uma discussão sobre as trocas culturais procurando encontrar, por um lado, as linhas gerais de desdobramento do tema da identidade nacional na produção da música popular brasileira, e, por outro, os traços particulares das escolhas realizadas por alguns dos principais criadores da MPB. A abordagem que proponho adota como referenciais os estudos sobre música popular que têm refletido sobre as dimensões locais, regionais e globais, e as discussões contemporâneas sobre trocas culturais que utilizam conceitos como hibridação ou transculturação. Irei discutir o tema das trocas culturais na música popular brasileira, em dois momentos. Inicialmente parto de apontamentos que emanam do debate sobre a existência de uma identidade nacional particular –uma “brasilidade”– presente nas discussões sobre a história da música popular brasileira. O segundo momento, por sua vez, trata da formação musical de membros centrais da geração dos nomes centrais da MPB nos anos 1960-1970. Ao privilegiar os depoimentos dos músicos e suas escolhas estéticas decisivas, procuro demonstrar que estavam mais preocupados em pensar modos de hibridizar do que puramente aceitar ou rejeitar os elementos considerados estranhos, o que foi decisivo na composição do que veio a ser chamado de MPB.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofEl oído pensantept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória da MPBpt_BR
dc.subjectTrocas culturaispt_BR
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectAntropologiapt_BR
dc.subject.otherMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.subject.otherCaracterísticas nacionaispt_BR
dc.subject.otherAntropologiapt_BR
dc.title"Só ponho bebop no meu samba...": trocas culturais e formação de compositores na formulação da MPB nas décadas de 1960-70pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://ppct.caicyt.gov.ar/index.php/oidopensante/article/view/9622/9272pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.