Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40236
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | A força do imaginário: apego, vínculo e identidade acadêmica como potencializadores da relação com os egressos |
Authors: | Tatiana Pereira Queiroz Claudio Paixão Anastácio de Paula |
Abstract: | O propósito deste artigo é discutir o papel das dimensões simbólicas e afetivas das interações info-comunicacionais na sustentação da identificação, do apego, do vínculo e do envolvimento dos egressos com as suas instituições de educação superior (IES). Neste trabalho, considerar-se-á esses elementos como material basilar para a construção da Alma Materde uma instituição. Parte-se do pressuposto que a relação entre pessoas, símbolos e contexto emocional é muito importante na construção e na manutenção de identidades frente às adversidades e aos desafios que marcam o período de formação. Considerando que esses desafios são um prenúncio de inúmeros outros que o discente irá enfrentar em sua vida fora dos muros da instituição, o ambiente acadêmico torna-se o ambiente ideal para que esses estudantes se preparem para enfrentá-los. Ao se reavaliar parte dos dados de uma pesquisa de natureza quantitativa sob essa nova ótica, buscou-se destacá-los como uma indicação da relevância de se estimular a construção de uma proposta de ampliação das interações entre as IES e seus egressos pela via do imaginário. Caso essa proposta se torne capaz de perenizar uma representação positiva da escola na em experiência existencial do estudante, imagina-se que, futuramente, essa representação será capaz de sustentar a manutenção da conexão dele, na condição de egresso, com a instituição de ensino. Os indícios avaliados sugerem que os componentes simbólico-afetivos são elementos constitutivos essenciais às representações responsáveis pela transformação do espaço burocrático de ensino-aprendizagem em espaço orgânico que possibilite ao indivíduo transcender a consciência da sua própria finitude e vincular-se, pela via do simbólico e do imaginário, a um projeto de ensino, pesquisa e extensão. |
Subject: | Informação e relacionamento com egressos Identificação organizacional Vinculação e apego Símbolos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | 10.21747/16463153/34a5 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40236 |
Issue Date: | 2017 |
metadata.dc.url.externa: | http://ojs.letras.up.pt/index.php/prismacom/article/view/3178/2884 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Prisma.com |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_A força do imaginário.pdf | 900.77 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.