Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40238
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Interação com imagens e gesticulação em uma aula de biologia |
Authors: | Vanessa Avelar Cappelle Fonseca Helder de Figueiredo e Paula |
Abstract: | Esse trabalho investiga como uma professora de biologia experiente coordena a fala com outros modos de comunicação (a proxêmica, as mudanças de postura corporal, a interação com imagens, os gestos, os movimentos de cabeça e as mudanças na direção do olhar) para compartilhar com os estudantes os conceitos de reprodução sexuada e assexuada. O referencial teórico-metodológico é desenvolvido com base nos conceitos oriundos da Teoria Multimodal da Semiótica Social, nas pesquisas de Adam Kendon sobre as funções dos gestos nas interações sociais e na Filosofia da Linguagem de Bakhtin. Os resultados mostram que o uso coordenado de diversos modos de comunicação foi essencial para o compartilhamento de significados, a reiteração dos papéis sociais assumidos pela professora e pelos estudantes em sala de aula, bem como para a construção de um discurso multimodal coerente sobre a reprodução sexuada. O esquema analítico e a minúcia requerida na transcrição das interações multimodais dão visibilidade a aspectos importantes da comunicação vivenciada pelos sujeitos da pesquisa. Sugerimos que esses resultados podem ajudar professores de ciências a tomar decisões sobre como selecionar e combinar diferentes recursos semióticos com o intuito de ampliar as oportunidades de aprendizagem dos estudantes. Implicações para a formação de professores são apontadas, com vistas a expandir o conhecimento sobre o potencial dos recursos comunicativos disponíveis nas salas de aula. |
Subject: | Multimodalidade Gestos Semiótica Social Educação em Ciências |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | COLTEC - COLEGIO TECNICO |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40238 |
Issue Date: | 2016 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4482/2966 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Interação com imagens e gesticulação em uma aula de biologia.pdf | 697.29 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.