Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40249
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Rafael Conde de Resendept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600990603899570pt_BR
dc.contributor.referee1Walmeri Kellen Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Alfredo Luiz Paes de Oliveira Suppiapt_BR
dc.creatorLeandro Monteiro Oliveira Pinhopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2454478149413592pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T18:04:16Z-
dc.date.available2022-03-18T18:04:16Z-
dc.date.issued2021-09-09-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40249-
dc.description.abstractWandering through the historical journeys of Brazilian Cinema, one can understand how, in the last years, news agents emerged in the cinematic scene. Amongst them, Filmes de Plástico, a well renowned production company with more than 50 awards on their resume. Their last film, In the Heart of the World (2019) by Maurílio Martins and Gabriel Martins, is responsible for putting together important themes of Brazilian cinematography, present since Cinema Novo and Marginal Cinema until the Newest Brazilian Cinema Wave, affirming its own place. One of its main and most rich characteristics is the composition of its cast and the way the directors reach organic acting and lively and complex characters working with actors whose professional experiences and qualifications are very different. In the Heart of the World is a rich cinematographically experience, able to update paradigms of the studies and practices related to actor directing for films. Their actors’ multiplicities and directors’ technical abilities to equalize the actors in the same tone to create a work filled with unity is the impulse of the present research. It used especially the principles of Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia and Maria Carolina Vasconcelos Oliveira to talk about Brazilian Cinema history and the circumstances that have facilitated the emergence of Filmes de Plástico as a cultural agent. Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin are used to theorize about film acting and bound its course throughout global and Brazilian cinema history. Jacques Aumont and other authors are used to study film staging, dramatization and dedramatization to localize In the Heart of the World’s hybrid place. The data concerning the acting directing process of the film is used to illustrate, reinforce, or challenge principles about cinematographic actors acting.pt_BR
dc.description.resumoAo percorrer os trajetos históricos do cinema brasileiro, pode-se entender como, nos últimos anos, novos agentes surgiram na cena audiovisual. Entre eles, a Filmes de Plástico, renomada produtora com mais de 50 prêmios em seu currículo. O último filme lançado pela produtora, No Coração do Mundo (2019) de Maurílio Martins e Gabriel Martins, é responsável por juntar caros temas à cinematografia nacional, presentes desde o Cinema Novo e Cinema Marginal até o Novíssimo Cinema Brasileiro, e afirmar um lugar próprio. Uma de suas características mais ricas está na composição do seu elenco e no modo como os diretores conseguiram atingir atuações orgânicas e personagens vívidos e complexos com atores com formações e experiências profissionais tão diferentes entre si. No Coração do Mundo é uma rica experiência cinematográfica, capaz de atualizar paradigmas dos estudos e da prática de direção de atores no cinema. Sua multiplicidade de atores e a capacidade técnica dos diretores de equalizá-los no mesmo tom para criar uma obra dotada de unicidade é o impulso da presente pesquisa. Nela foram utilizados sobretudo os postulados de Ismail Xavier, Paulo Emílio Sales Gomes, Jean-Claude Bernadet, Lia Bahia e Maria Carolina Vasconcelos Oliveira para falar sobre história do cinema brasileiro e as circunstâncias que facilitaram a emergência da Filmes de Plástico enquanto agente cultural. De Ismail Xavier e Denilson Lopes para analisar os elementos estéticos do filme. De Walmeri Kellen Ribeiro, Constantin Stanislavski e Vsevolod Pudovkin para teorizar sobre atuação para cinema e delimitar seus percursos ao longo da história do cinema mundial e brasileiro. De Jacques Aumont e outros autores para o estudo sobre encenação, dramatização e desdramatização para entender o lugar híbrido no qual No Coração do Mundo pode ser encontrado. E de dados sobre o processo de direção de atores do filme para ilustrar, reforçar ou contestar postulados sobre atuação de atores cinematográficos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectAtuaçãopt_BR
dc.subjectDireçãopt_BR
dc.subjectAtorpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subject.otherFilmes de Plásticopt_BR
dc.subject.otherNo Coração do Mundo (Filme : 2019)pt_BR
dc.subject.otherCinema brasileiropt_BR
dc.subject.otherAtores e atrizes de cinemapt_BR
dc.subject.otherRepresentação cinematográficapt_BR
dc.subject.otherCinema - Produção e direçãopt_BR
dc.subject.otherIndústria cinematográficapt_BR
dc.titleDireção de atores no cinema: estudo de caso a partir de No Coração do Mundo (2019)pt_BR
dc.title.alternativeDirecting actors in cinema: a case study from In the Heart of the World (2019)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao Final.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons