Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40252
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Pablo Luiz de Oliveira Limapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7726761466474476pt_BR
dc.contributor.referee1Pedro Teixeira Castilhopt_BR
dc.contributor.referee2Antônio Carlos Figueiredo Costapt_BR
dc.creatorJoão Paulo Lisbão Nanôpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5973669626714092pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-18T19:21:37Z-
dc.date.available2022-03-18T19:21:37Z-
dc.date.issued2021-12-13-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40252-
dc.description.abstractIn the present research we seek to discuss the challenges of teaching human rights in schools, at a time of increased political tensions around the subject and taking as a premise the perspective that education is based on the resistance to the processes of barbarization that run through contemporary society. Thus, we aimed to undertake na intervention-research that had the purpose of promoting the literacy of Elementary School II and High School students in the language of human rights, articulating a pedagogical approach that would make use of the theoretical and practical dimensions, and seeking a methodological dialogue that would promote the interaction between critical theory, psychoanalysis and epis-temologies of the South. Our research sought to demonstrate the usefulness of using conversations, of listening, of narratives about suffering and overcoming difficulties, and intercultural dialogues as methodological and practical ap-proaches to foster human rights literacy among students of Elementary Educa-tion II in a state school in the city of Belo Horizonte/MG and a municipal school in the city of Ibirité/MG.pt_BR
dc.description.resumoNa presente pesquisa buscamos empreender uma discussão acerca dos desafios do ensino dos direitos humanos nas escolas, em um momento de aumento das tensões políticas entorno do tema e tomando como premissa a perspectiva de que a educação tem como fundamento a resistência aos processos de barbari-zação que atravessam a sociedade contemporânea. Desta feita, visamos empre-ender uma pesquisa-intervenção que tivesse como fim promover o letramento dos educandos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio na linguagem dos direitos humanos, articulando uma abordagem pedagógica que se valesse das dimensões teórica e prática, e buscando um diálogo metodológico que promo-vesse a interação entre teoria crítica, psicanálise e epistemologias do Sul. Nossa pesquisa procurou demonstrar a proficuidade do uso das conversações, da es-cuta, das narrativas de sofrimento e superação e dos diálogos interculturais como abordagens metodológicas e práticas para o fomento do letramento em direitos humanos junto aos educandos matriculados e egressos do Ensino Fun-damental II e Médio de uma escola estadual da cidade de Belo Horizonte/MG e de uma escola municipal de Ibirité/MG.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação e Docênciapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDireitos Humanospt_BR
dc.subjectEducação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectLetramento em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectDiálogos interculturaispt_BR
dc.subjectAfetos e Educação em Direitos Humanospt_BR
dc.subjectConversação e Ensino de Direitos Humanospt_BR
dc.subjectPsicanálise e Ensino de Direitos Humanospt_BR
dc.subject.otherDireitos Humanos - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherPsicanálise e educaçãopt_BR
dc.subject.otherMulticulturalismopt_BR
dc.titleDa barbárie ao encontro: os desafios de repensar a educação em direitos humanos em tempos de pandemia.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-5199-6675pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.