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dc.contributor.advisor1Hellen Taynan da Silva Cavalcantipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0462162780986588pt_BR
dc.contributor.referee1Ricardo Teixeira Veigapt_BR
dc.creatorAllan Morethson Nunes Coelhopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-22T19:13:16Z-
dc.date.available2022-03-22T19:13:16Z-
dc.date.issued2021-06-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40316-
dc.description.abstractWhen starting a new company, the Business Plan can become an extremely important tool, as it consists of studying, collecting and organizing information about the business that is being started, structuring goals, objectives and the feasibility of such an undertaking. In this work, a Business Plan of a project located in Belo Horizonte, in the neighborhood of Lourdes, at Tomaz Gonzaga Street, number 388, was carried out. The property belongs to one of the partners of the project under study and has been closed for more than five years since was inherited. As it is a house listed by the Historic Heritage of Belo Horizonte, the options for using the property are quite limited and, after study and research, it was decided to study the business plan to transform the former residence into commercial property. Thinking about the best use of space and profitable possibilities, the proposed idea optimizes the business in two aspects, bar and restaurant. The market research showed that such a business format would be ideal for the region, as the Lourdes neighborhood lacks in ventures with outdoor space and with a different operating proposal from all competitors in the region. This work details the variables involved in the business plan, such: definition of the enterprise, marketing and positioning strategies, financial and legal feasibility.pt_BR
dc.description.resumoAo iniciar uma nova empresa o Plano de Negócios pode se tornar uma ferramenta de extrema importância, pois consiste em estudar, coletar e organizar as informações do negócio que se inicia, estruturando metas, objetivos e a viabilidade de tal empreitada. Neste trabalho foi realizado um Plano de Negócios de um empreendimento localizado em Belo Horizonte, no bairro de Lourdes, na Rua Tomaz Gonzaga, número 388. O imóvel é de um dos sócios do empreendimento em estudo e está fechado há mais de cinco anos desde que foi herdado. Por ser uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte as opções de uso do imóvel são bastante limitadas e, após estudo e pesquisa, optou-se pelo estudo do plano de negócios para transformar a antiga residência em imóvel comercial. Pensando no maior aproveitamento do espaço e possibilidades lucrativas a ideia proposta otimiza o negócio em duas vertentes, bar e restaurante. A pesquisa de mercado demonstrou que tal formato de negócio seria o ideal para a região, visto que o bairro de Lourdes carece em empreendimentos com espaço ao ar livre e com proposta de funcionamento diferente de todos os concorrentes da região. O presente trabalho detalha as variáveis que implicam no plano de negocio, sendo elas: definição do empreendimento, estratégias de marketing e posicionamento, viabilidade financeira e legal.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlano de negóciospt_BR
dc.subjectBar e restaurantept_BR
dc.subjectEstratégia de marketingpt_BR
dc.subjectPosicionamentopt_BR
dc.titlePlano de negócios – 388 bar e restaurantept_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
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