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Type: Monografia (especialização)
Title: Plano de negócios – 388 bar e restaurante
Authors: Allan Morethson Nunes Coelho
First Advisor: Hellen Taynan da Silva Cavalcanti
First Referee: Ricardo Teixeira Veiga
Abstract: Ao iniciar uma nova empresa o Plano de Negócios pode se tornar uma ferramenta de extrema importância, pois consiste em estudar, coletar e organizar as informações do negócio que se inicia, estruturando metas, objetivos e a viabilidade de tal empreitada. Neste trabalho foi realizado um Plano de Negócios de um empreendimento localizado em Belo Horizonte, no bairro de Lourdes, na Rua Tomaz Gonzaga, número 388. O imóvel é de um dos sócios do empreendimento em estudo e está fechado há mais de cinco anos desde que foi herdado. Por ser uma casa tombada pelo Patrimônio Histórico de Belo Horizonte as opções de uso do imóvel são bastante limitadas e, após estudo e pesquisa, optou-se pelo estudo do plano de negócios para transformar a antiga residência em imóvel comercial. Pensando no maior aproveitamento do espaço e possibilidades lucrativas a ideia proposta otimiza o negócio em duas vertentes, bar e restaurante. A pesquisa de mercado demonstrou que tal formato de negócio seria o ideal para a região, visto que o bairro de Lourdes carece em empreendimentos com espaço ao ar livre e com proposta de funcionamento diferente de todos os concorrentes da região. O presente trabalho detalha as variáveis que implicam no plano de negocio, sendo elas: definição do empreendimento, estratégias de marketing e posicionamento, viabilidade financeira e legal.
Abstract: When starting a new company, the Business Plan can become an extremely important tool, as it consists of studying, collecting and organizing information about the business that is being started, structuring goals, objectives and the feasibility of such an undertaking. In this work, a Business Plan of a project located in Belo Horizonte, in the neighborhood of Lourdes, at Tomaz Gonzaga Street, number 388, was carried out. The property belongs to one of the partners of the project under study and has been closed for more than five years since was inherited. As it is a house listed by the Historic Heritage of Belo Horizonte, the options for using the property are quite limited and, after study and research, it was decided to study the business plan to transform the former residence into commercial property. Thinking about the best use of space and profitable possibilities, the proposed idea optimizes the business in two aspects, bar and restaurant. The market research showed that such a business format would be ideal for the region, as the Lourdes neighborhood lacks in ventures with outdoor space and with a different operating proposal from all competitors in the region. This work details the variables involved in the business plan, such: definition of the enterprise, marketing and positioning strategies, financial and legal feasibility.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão de Negócios
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40316
Issue Date: 30-Jun-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão de Negócios

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