Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40341
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dc.contributor.advisor1Fernando Selmar Rocha Fidalgopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4999497203716488pt_BR
dc.contributor.referee1Ludmila Mendonça Lopes Ribeiropt_BR
dc.contributor.referee2Elionaldo Fernandes Juliãopt_BR
dc.contributor.referee3Elenice Maria Cammarosano Onofrept_BR
dc.contributor.referee4Antônio Julio de Menezes Netopt_BR
dc.creatorKarol Oliveira de Amorim-Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2097311928177416pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T11:36:15Z-
dc.date.available2022-03-23T11:36:15Z-
dc.date.issued2021-05-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40341-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa o trabalho nas prisões a partir de suas duas intencionalidades: custódia e reintegração social, na perspectiva da socioeducação. Para tanto, foca-se nos docentes e agentes penitenciários/policiais penais, na premissa da garantia dos direitos humanos. A categoria trabalho, na perspectiva marxista, é o eixo principal desta pesquisa. Atualmente há uma ascensão do Estado Penal caracterizado por um máximo de controle e punição. Em contradição, é preconizado a garantia dos Direitos Humanos como objeto para uma política, não mais penal e, sim, social, criando uma dinâmica de resistência que prima pela não segregação total do indivíduo, uma vez que vive em um constante processo de socialização. Em âmbito brasileiro, essa discussão, se resguarda na Lei de Execução Penal que apresenta, em termos jurídicos, a condição do sujeito encarcerado a de um sujeito de direitos cuja relação estabelecida com os poderes executivo e judiciário passa a ser uma relação jurídica de direitos e deveres. No poder executivo esta relação é diretamente mediada pelos servidores que exercem suas atividades nas unidades prisionais cujo dever é efetivar o cumprimento de privação de liberdade e proporcionar condições para a integração social do condenado. Transitam, portanto, entre as contradições inerentes ao sistema prisional; requerendo certa habilidade destes servidores para conciliar a efetivação dos direitos dos presos com a disciplina requerida pelo ambiente carcerário. A questão que se coloca é: em que consiste o trabalho de docentes e agentes penitenciários/policiais penais nas prisões no contexto da socioeducação? Trata-se de uma pesquisa de abordagem quali-quanti realizada por meio de análise bibliográfica e documental, questionário estruturado e realização de entrevistas semiestruturadas. O questionário estruturado, foi construído por meio do Google Forms, enviado por e-mail e compartilhamento via WhatsApp, tendo 145 respostas de ASP/PP e 52 de docentes. As entrevistas foram realizadas em uma unidade prisional masculina da RMBH e uma feminina de BH, somando um total de 12 entrevistas com ASP/PP e 5 com docentes. Para análise dos dados coletados utilizou-se a estatística descritiva para os dados quantitativos e a análise de conteúdo para os dados qualitativos. O estudo mostrou que ainda é muito difícil para estes trabalhadores exercerem suas atividades na perspectiva da socioeducação, dada a própria estrutura do sistema prisional que ainda tenta se permanecer fechada e principalmente pela ausência de formação mais sistemática que abarque os valores e princípios desta concepção. Denota-se a construção de saberes na prática, marcados pelos efeitos da prisionização que de igual forma moldam a identidade destes profissionais e a maneira como percebem o significado de seus trabalhos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectPrisõespt_BR
dc.subjectSocioeducaçãopt_BR
dc.subjectDocentept_BR
dc.subjectAgente de Segurança Penitenciáriopt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherAgentes penitenciários - Formação profissionalpt_BR
dc.subject.otherPrisioneiros - socializaçãopt_BR
dc.subject.otherPrisioneiros - Educação para o trabalhopt_BR
dc.subject.otherPrisõespt_BR
dc.subject.otherMedida socioeducativa - Aspectos educacionaispt_BR
dc.titleO trabalho nas prisões na perspectiva da socioeducação: uma análise a partir do trabalho docente e do agente de segurança penitenciário / Polícia Penalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1854-5327pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado



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