Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40349
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1André Márcio Picanço Favachopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5194971656535358pt_BR
dc.contributor.referee1Renata Pereira Lima Aspispt_BR
dc.contributor.referee2Luciana Aparecida Silva de Azeredopt_BR
dc.contributor.referee3Silvania Sousa do Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee4Marco Antonio Torrespt_BR
dc.creatorOscar Yecid Bello Bellopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4612905819831463pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T12:28:35Z-
dc.date.available2022-03-23T12:28:35Z-
dc.date.issued2021-05-31-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40349-
dc.description.abstractComo ensinar a desenhar com luz uma flor? De que forma é possível fazer da fotografia e a docência modos de se inscrever no mundo? Como pensar outros modos de relação entre arte educação infância a partir da fotografia e a docência? Quais são as problemáticas que docentes fotógrafos se colocam no presente? Estes são alguns dos questionamentos que compõem esta tese. Estas perguntas nasceram da atuação em projetos relacionados com a fotografia e infância em comunidades periféricas em espaços formativos no Brasil e na Colômbia assim como da atuação com docentes em formação de diferentes áreas, bem como com o diálogo e o encontro com outros docentes fotógrafos no trajeto da pesquisa No encontro destes caminhos surgiu em primeiro plano a escrita e a fotografia para compor as orientações que o percurso poderia ter. Como orientação metodológica se utilizou a escrita de si baseada nos estudos de Michel Foucault onde em um tom autobiográfico e mantendo um constante movimento meditativo de treinamento entre leitura e escritura, experimentando o pensamento e com ajuda da fotografia como instigadora do pensamento, enquanto experiência, se orientou a pesquisa na investigação. Operamos com entrevistas a professores fotógrafos, diários de campo, material visual e as narrativas autobiográficas do pesquisador que como professor respondia aos mesmos questionamentos explorados com os professores participantes. O critério para escolher aos professores participantes foi ter tido experiência de ensino da fotografia com crianças na sua trajetória profissional. Nos interessou perguntar-nos quais eram as problemáticas que faziam do presente ao praticar o ensino da fotografia com crianças. Esse diagnóstico nos mostrou três problemáticas que foram; a busca de uma espiritualidade como trabalho ético; a prática da técnica fotográfica como um exercício ético e político, e uma terceira na qual nos centramos foi a presença e a relação da arte na educação e na infância. A partir desta temática identificada, nos perguntamos pelos modos que professores fotógrafos podem se inscrever no mundo nos quais encontramos: a infância como o território de invenção; a arte de fotografar como experiência de luz e de tempo; o acontecimento e a errância como possibilidades na educação. Nesta caminhada nos acompanharam autores como Carlos Skliar, Walter Kohan, Mia Couto, Manoel de Barros, Giorgio Agambem, Roland Barthes, Michael Foucault e Gilles Deleuze. Em companhia deles conseguimos ver entre outras coisas, a potência de pensar a infância como um território de invenção, de ver o acontecimento como possibilidade na educação, de ver a fotografia como experiência de pensamento e das diferentes experiências temporais como Aion, Cronos, Kairós. A partir dos modos identificados, pensamos em possibilidades de uma educação e docência menos automática e mais pensada em um modo manual e artesanal, inspirados no ato de fotografar e baseadas no cuidado de si e dos outros, observar, saber aguardar, do mesmo jeito que se tem quando se faz, ou se ensina fotografia. Com isto propomos pensar a educação e a docência desde os territórios da infância e a invenção, onde se possam experimentar outras noções de tempo, outros ajustes de luz, acontecimentos inesperados no caminho e, portanto outras formas de se inscrever no mundo.pt_BR
dc.description.resumo¿Cómo enseñar a dibujar con luz una flor? ¿De qué forma es posible hacer de la fotografía y la docencia modos de inscribirnos en el mundo? ¿Cómo pensar otros modos de relación entre arte, educación e infancia a partir de la fotografía y la docencia? ¿Cuáles son las problemáticas que docentes fotógrafos se colocan en el presente? Estos son algunos de los cuestionamientos que componen esta tesis. Estas preguntas nacieron de la actuación en proyectos relacionados con fotografía e infancia en comunidades periféricas en espacios formativos en Brasil y Colombia de la actuación con docentes en formación de diferentes áreas, y el diálogo y el encuentro con otros docentes fotógrafos en el trayecto de la investigación. En el encuentro de esos caminos surgió la escritura y la fotografía para componer las orientaciones que el recorrido podía tener. Como orientación metodológica se tomó la escritura de si basada en los estudios de Michel Foucault, con tono autobiográfico y mantenido un constante movimiento meditativo de entrenamiento, entre lectura y escritura, experimentando y con ayuda de la fotografía como instigadora del pensamiento se condujo la investigación. Operamos con entrevistas a profesores fotógrafos, diarios de campo, material visual y narrativas autobiográficas del investigador que en tono de profesor respondía a los mismos cuestionamientos explorados con los profesores participantes. El criterio para escoger a los profesores fue haber tenido experiencias de enseñanza de la fotografía con niños y niñas en su trayectoria profesional. Nos interesó cuestionarnos por las problemáticas que los profesores hacían del presente al practicar la enseñanza de la fotografía con niños y niñas. Este diagnóstico nos mostró tres problemáticas; la búsqueda de una espiritualidad como trabajo ético; la práctica de la técnica fotográfica como un ejercicio ético y político; y una tercera en la cual nos centrarnos la presencia del arte en la educación y la infancia. A partir de esta temática identificada, nos preguntamos por los modos que los profesores se podían inscribir en los cuales encontramos la infancia como territorio de invención, el arte de fotografiar como experiencia de luz y de tiempo, el acontecimiento y la errancia como posibilidades en la educación. En este recorrido nos acompañaron autores como Carlos Skliar, Walter Kohan, Mia Couto, Manoel de Barros, Giorgio Agambem, Roland Barthes, Michael Foucault y Gillez Deleuze. En compañía de ellos conseguimos ver entre otros la potencia de pensar desde la infancia como un territorio de invención, de ver el acontecimiento como posibilidad en la educación, de la fotografía como experiencia de pensamiento y de las diferentes experiencias temporales como Aion, Cronos, Kairós. A partir de estos modos identificados, pensamos en posibilidades de una educación/docencia menos automática y más pensada en modo manual y artesanal, basadas en el cuidado de si y de los otros, en observar, saber esperar del mismo modo que se tiene al enseñar a dibujar con luz una flor. Pensar la educación/docencia desde los territorios de la infancia y la invención, donde se pueden experimentar otras nociones de tiempo, otros ajustes de luz, bifurcaciones del camino y por tanto otras formas de inscribirse en el mundo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languagespapt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectInfanciapt_BR
dc.subjectEscritura de sípt_BR
dc.subjectFotografíapt_BR
dc.subjectExperienciapt_BR
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectCuidadopt_BR
dc.subjectEscrita de sipt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Fotógrafospt_BR
dc.subject.otherFotografiapt_BR
dc.subject.otherFotografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação de criançaspt_BR
dc.subject.otherArte - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherArte e fotografiapt_BR
dc.subject.otherArte na educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino visualpt_BR
dc.subject.otherPoéticapt_BR
dc.subject.otherInfânciapt_BR
dc.subject.otherEscritapt_BR
dc.subject.otherExperiênciapt_BR
dc.subject.otherÉticapt_BR
dc.titleEscrita de sí, infancia, fotografía y educación: formas de inscribirse en el mundo de docentes fotógrafospt_BR
dc.title.alternativeEscrita de si, infância, fotografia e educação: formas de se inscrever no mundo de docentes fotógrafospt_BR
dc.title.alternativeSelf writing, childhood, photography and education: Ways to subscribe to the world of photographer teacherspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcid0000-0003-1835-9313pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tesis ESCRITA DE SI INFANCIA FOTOGRAFIA Y EDUCACION formas de inscribirse en el mundo de docentes fotografos. Oscar Bello 22.pdfcorrigida folha de aprovacao com carimbom SEI5.31 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons