Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40357
Type: Dissertação
Title: Trabalho e educação: centralidade e princípio formativo nos Programas de Aprendizagem Profissional
Other Titles: Labor and education: centrality and formative principle in Professional Learning Programs
Authors: Marina Medrado Correia
First Advisor: Hormindo Pereira de Souza Junior
First Referee: Symaira Poliana Nonato
Second Referee: Sabina Maura Silva
Abstract: Esta pesquisa buscou compreender de quais formas o trabalho pode ser desenvolvido como prática pedagógica no interior do Programa de Aprendizagem profissional, conhecido como Programa do Jovem Aprendiz, em específico o programa desenvolvido pela Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) na cidade de Belo Horizonte/MG. Para isso, buscou-se investigar como o princípio formativo do trabalho se dá como princípio estruturante não só do sistema de ensino vigente, mas também de esferas educativas não escolares, a partir do entendimento sobre o trabalho na perspectiva da ontologia do ser social. Além da revisão bibliográfica, esta pesquisa tem como referência entrevistas em profundidade realizadas com cinco funcionárias da entidade em questão, por meio das quais analisou-se a dinâmica interna do programa, as concepções das profissionais a respeito do programa e dos desafios para implementá-lo, bem como a respeito do seu potencial formativo e das especificidades do chamado mercado de trabalho para os jovens. Nesse sentido, investigou-se noções recorrentes nos discursos e estudos referentes à formação técnico-profissional, em especial as noções de cidadania e formação integral. As conclusões vão no sentido de reconhecer que a forma como o programa é estruturado, por si só, pressupõe as atividades laborais como uma prática educativa, assim como as relações associadas a ela e ao ambiente de emprego. Contudo, reconhece-se, também, que o potencial formativo do programa e da dinâmica de emprego na adolescência e na juventude é limitado pelas relações próprias da socialidade capitalista, em especial no que se refere ao papel formativo que cabe às contratantes, como determinado normativamente.
Abstract: This research sought to understand the ways in which work can be developed as a pedagogical practice within the Professional Learning Program, known as the Young Apprentice Program, specifically the program developed by the Professional Youth Association (Assprom) in the city of Belo Horizonte/MG. For this, we sought to investigate how the formative principle of work is a structuring principle not only of the current education system, but also of non-school educational spheres, from the understanding of work from the perspective of the ontology of the social being. In addition to the literature review, this research is based on in-depth interviews carried out with five employees of the entity in question, through which the internal dynamics of the program, the professionals' conceptions about the program and the challenges to implement it were analyzed, as well as regarding its training potential and the specificities of the labor market for young people. In this sense, recurring notions in discourses and studies regarding technical-professional training were investigated, especially the notions of citizenship and integral training. The conclusions are aimed at recognizing that the way the program is structured, by itself, presupposes work activities as an educational practice, as well as the relationships associated with it and the employment environment. However, it is also recognized that the training potential of the program and the dynamics of employment in adolescence and youth is limited by the proper relations of capitalist sociality, especially with regard to the training role of employers, as normatively determined.
Subject: Educação
Educação para o trabalho
Jovens - Educação para o trabalho
Jovens - Formação profissional
Aprendizes
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40357
Issue Date: 25-Nov-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ Marina Medrado Correia_Versão final_Corrigida.pdfDissertação Marina Correia1.11 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.