Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigo Moreno Marquespt_BR
dc.date.accessioned2022-03-23T18:01:12Z-
dc.date.available2022-03-23T18:01:12Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume27pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage111pt_BR
dc.citation.epage130pt_BR
dc.identifier.issn15169537pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40371-
dc.description.resumoNesse artigo, busca-se responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das mídias sociais, onde atuam empresas como Google e Facebook? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. Nessa categoria estão inseridas todas as ocupações envolvidas nas cadeias de produção das tecnologias digitais. Fuchs evoca o conceito marxiano de trabalho produtivo para abordar o trabalho digital e, em seu esforço para aplicar o pensamento de Marx ao universo da Internet, o autor inclui na categoria digital labour o ato de navegar na Internet e usar as mídias sociais, tomando-o como trabalho explorado e produtor de mais-valia. Não obstante os méritos da abordagem de Fuchs, sua perspectiva acaba por divergir frontalmente de alguns princípios centrais do pensamento marxiano uma vez que (i) obscurece a diferença entre trabalho e lazer; (ii) elimina a diferença entre o tempo de trabalho necessário e tempo de trabalho excedente; e (iii) admite a extração de mais-valia e o conceito de trabalho produtivo fora da relação de assalariamento. Como alternativa para os equívocos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor nas mídias sociais que está fundamentada nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço estabelecida pelo pensador alemão.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofTrabalho & educaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectMidias sociaispt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectLei do valorpt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subject.otherSociologiapt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherValorespt_BR
dc.subject.otherRedes sociaispt_BR
dc.subject.otherTrabalhopt_BR
dc.titleTrabalho e valor nas mídias sociais: uma análise sob as lentes do marxismopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://https://seer.ufmg.br/index.php/trabedupt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Trabalho e valor nas mídias sociais_uma análise sob as lentes do marxismo.pdf10.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.