Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/40424
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Uma proposta de trabalho com o gênero vídeo-resenha: um olhar para a oralidade e para a multimodalidade
Autor(es): Larissa Tavares dos Santos
primer Tutor: Luciano Magnoni Tocaia
primer miembro del tribunal : Jairo Venício Carvalhais Oliveira
Segundo miembro del tribunal: Lucas Francisco Ferreira de Oliveira
Resumen: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma sequência didática (SD) para alunos de 1ª série do Ensino Médio com foco no desenvolvimento de capacidades de linguagem relativas à produção de textos orais multissemióticos. Para tanto, escolhemos o gênero textual vídeoresenha e elaboramos um modelo didático a fim de mapear as dimensões ensináveis do gênero e, assim, possibilitar a elaboração da SD. A proposta teve como aporte teórico os conceitos de mediação, zona de desenvolvimento proximal e instrumento psicológico desenvolvidos por Vygotsky (1989) e divulgados por Oliveira (2009). Além disso, baseamo-nos nos pressupostos teórico-metodológicos estabelecidos pelo Interacionismo Sociodiscursivo (Bronckart, 2006), nas propostas didáticas para o ensino de gêneros textuais a partir das noções de modelo didático de gênero (MDG), concebido por De Pietro et al (1997), e de sequência didática (Schneuwly e Dolz, 2004), além de um olhar voltado ao desenvolvimento das capacidades da linguagem (Schneuwly e Dolz, 2004). Completam o quadro teórico central reflexões teóricas sobre o conceito de vídeo-resenha (Silva, 2019), reflexões sobre o trabalho com a oralidade na educação básica (Bentes, 2010; Carvalho e Ferrarezi Jr, 2018; Marcuschi, 2001 e 2008; Schneuwly e Dolz, 2004), bem como questões relativas à multimodalidade (Rojo e Moura, 2019; Kersch, Coscarelli e Cani, 2016). Dessa forma, pretendemos fornecer subsídios para que os docentes possam fazer uso desta proposta didático-pedagógica em suas aulas ou ainda adotá-la como ponto de partida para a construção de outras SD sobre esse gênero e sobre outros gêneros textuais que desenvolvam capacidades de linguagens semelhantes.
Abstract: This study has the objective of presenting a didactic sequence (DS) for students of the 1st grade of Brazilian High School System, focused on the development of language skills regarding multi-semiotic oral texts production. To do so, the textual genre chosen was the “review video”, and a didactic model was elaborated in order to map the teachable dimensions of the genre, thus allowing for the elaboration of the DS. The proposal had as theoretical basis the concepts of mediation, zone of proximal development, and the psychological instrument developed by Vygotsky (1989), and brought to light by Oliveira (2009). Additionally, the study is based on theoretical-methodological assumptions established by Socio-discursive Interactionism (Bronckart, 2006) for the didactic proposals in the teaching of textual genres, from the notions of Didactic Model of Genre (Modelo Didático de Gênero (MDG), in Portuguese) conceived by De Pietro et al (1997), and of didactic sequence (Schneuwly e Dolz, 2004), in addition to a view aimed at the development of language skills (Schneuwly e Dolz, 2004). The central theoretical framework is completed by theoretical reflections on the concept of review videos (Silva, 2019), reflections on the work with orality in basic education (Bentes, 2010; Carvalho e Ferrarezi Jr, 2018; Marcuschi, 2001 and 2008; Schneuwly and Dolz, 2004), as well as issues concerning multimodality (Rojo and Moura, 2019; Kersch, Coscarelli and Cani, 2016). Thus, this study intends to provide the means for teachers to use this pedagogical-didactic sequence in their classes or, still, to adopt them as a starting point for the construction of other DS about this genre and about other textual genres developing similar language skills.
Asunto: Língua portuguesa – Estudo e ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FALE - FACULDADE DE LETRAS
Curso: Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40424
Fecha del documento: 29-jul-2021
Aparece en las colecciones:Especialização em Língua Portuguesa

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
TCC versão final com ata.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.