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http://hdl.handle.net/1843/40433
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Gutembergue Santos de Sousa | pt_BR |
dc.creator | Maria Goreth Silva Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Kátia Cristina Muradas da Costa Monroe | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-24T20:21:33Z | - |
dc.date.available | 2022-03-24T20:21:33Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.spage | 926 | pt_BR |
dc.citation.epage | 948 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.18673/gs.v0isupl..21999 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1982-4785 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40433 | - |
dc.description.resumo | Introdução: a prática educativa deve ser considerada uma ação que provoca ou sugere uma reação, promovendo uma maior participação dos sujeitos nos processos de tomadas de decisão. Objetivo: analisar as práticas educativas em ortopedia e traumatológica desenvolvidas por enfermeiros que atuam na estratégia de saúde da família. Método: estudo descritivo, com abordagem quantitativa, realizado com Enfermeiros atuantes nas ESF do município de Altamira-Pa. Utilizou-se o questionário semiestruturado, permitindo o levantamento do perfil dos entrevistados bem como do seu conhecimento acerca do objeto de estudo. A análise dos dados deu-se através de estatística descritiva simples. Resultados: 22% (n=2) dos Enfermeiros pós graduados são especialistas em saúde da família; é marcante a ausência de curso introdutório para as ESF, sendo que 11% da amostra afirmou ter recebido tal curso antes de ingressar no saúde da família; identificou-se que 45% dos entrevistados afirmam conhecer pouco sobre ortopedia e traumatologia e 67% afirmam não trabalhar tal temática por não se tratar de nenhum programa do Ministério da Saúde e por não considerarem existir relação entre ortopedia e traumatologia e os programas de saúde desenvolvidos pela unidade de saúde; apesar disso, 89% afirmam ser importante o desenvolvimento de práticas educativas focadas na ortopedia e traumatologia. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista gestão & saúde | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Saúde da Família | pt_BR |
dc.subject.other | Traumatologia | pt_BR |
dc.subject.other | Ortopedia | pt_BR |
dc.subject.other | Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Práticas educativas em ortopedia e traumatologia: análise dos enfermeiros da estratégia de saúde da família | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/3558 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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