Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40469
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMadson Pereira Cruzpt_BR
dc.creatorGuilherme Menezes Lagept_BR
dc.creatorPatrick Costa Ribeiro Silvapt_BR
dc.creatorThiago Fernandes Nevespt_BR
dc.creatorCíntia de Oliveira Matospt_BR
dc.creatorHerbert Ugrinowitschpt_BR
dc.date.accessioned2022-03-25T13:38:31Z-
dc.date.available2022-03-25T13:38:31Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.volume20pt_BR
dc.citation.issue6pt_BR
dc.citation.spage598pt_BR
dc.citation.epage606pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.5007/1980-0037.2018v20n6p598pt_BR
dc.identifier.issn1980-0037pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40469-
dc.description.abstractO tipo de prática pode influenciar o que é aprendido de uma habilidade motora. Objetivou-se investigar os efeitos da prática constante e aleatória na aprendizagem do Programa Motor Generalizado e parâmetros do saque do voleibol. A amostra foi composta por 20 crianças entre 10 e 12 anos. Os participantes realizaram um pré-teste, cujo escore foi utilizado para contrabalançar dois grupos (n=10), prática constante e aleatória. Durante a fase de aquisição, o grupo aleatório realizou 252 saques de três posições diferentes, sempre indicada ao final de cada saque e o grupo controle realizou todos os saques somente de uma posição específica. O teste de retenção mostrou que ambos os grupos aprenderam o Programa Motor Generalizado, mas a prática aleatória conduziu para uma melhor aprendizagem dos parâmetros, resultante da prática variada. Durante a prática de habilidades motoras esportivas, apesar de as práticas constante e aleatória melhorarem a aprendizagem do Programa Motor Generalizado, somente a prática aleatória melhora a aprendizagem dos parâmetros da habilidade motora.pt_BR
dc.description.resumoThe type of practice can influence what is learned from a motor skill. The aim of this study was to investigate the effects of the constant and random practice on the learning of Generalized Motor Program and parameters of the volleyball serve. The sample was composed of 20 children between 10 and 12 years old. The participants performed a pre-test whose score was adopted to counterbalance two groups (n=10), random practice and constant practice. During the acquisition phase, the random group performed 252 serves from three different positions, always indicated at the end of each serve, and the constant group performed all serves from only a specific position. The retention test showed that both groups learned the Generalized Motor Program, but random practice conducted to higher parameterization learning, resultant from the variable of practice. During practice of a sport motor skills, although the constant and random practice improve the learning of Generalized Motor Program, only the random practice improves learning of parameters of the motor skill.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.publisher.departmentEEF - DEPARTAMENTO DE ESPORTESpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humanopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotor activitypt_BR
dc.subjectParameterspt_BR
dc.subjectVolleyballpt_BR
dc.subject.otherAtividade motorapt_BR
dc.subject.otherParâmetrospt_BR
dc.subject.otherVoleibolpt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.titleConstant and random practice on learning of volleyball servept_BR
dc.title.alternativePrática constante e aleatória na aprendizagem do saque do voleibolpt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://www.scielo.br/j/rbcdh/a/qWkwmN8xCmnWLw6RcMLFCdD/?lang=enpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2078-5496pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8296-3676pt_BR
dc.identifier.orcidhttp://orcid.org/0000-0001-8938-7739pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Constant and random practice on learning of volleyball serve.pdf771.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.