Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40482
Type: Monografia (especialização)
Title: Estratégia de mercado para viabilizar revendedores de GLP
Authors: Karina Ferreira Gomes
First Advisor: Carlos Alberto Gonçalves
First Referee: Carlos Alberto Gonçalves
Second Referee: Helena Belintani Shigaki
Abstract: Introdução: O Brasil é um país empreendedor e isso leva muitos empreendedores a se afligirem com sua permanência no mercado. E muitos empreendedores na luta de manter seu negócio vivo adotam a tática de desconto no preço de venda da mercadoria ou serviço. Contudo, essa estratégia não garante a vida de seu negócio e termina muitas vezes direcionando ao remate definitivo de suas atividades. O mercado competitivo de distribuição de GLP cada vez mais exige ações inovadoras e meios diferentes de despertar o desejo do consumidor em escolher a sua empresa e não as demais existentes no mercado. Objetivo: Entender as despesas e saber gerar o valor de venda é algo essencial para evitar erros na hora de classificar o rumo futuro de seu negócio. E a estratégia de mercado para viabilização de uma empresa para revenda Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), não é diferente pois como todo empreendimento demanda de uma análise do mercado e para isso o plano de negócio é uma das ferramentas a qual deve ser utilizada pelo candidato a empreendedor, o qual deve seguir por meio de um plano de execução de forma clara e organizada. Métodos: O futuro empreendedor necessita ter de forma clara os riscos e oportunidades que podem viabilizar a criação de seu negócio elaborando uma pesquisa de mercado. O trabalho acadêmico proposto é expor ferramentas de análise de viabilidade para abertura de um micro ou pequeno negócio no setor de revenda de GLP, apresentando noção de organização, mercado, plano de marketing, equipe gerencial, plano financeiro, plano de crescimento e pesquisa de mercado. Por fim, o plano de negócio apresenta as conclusões realizadas por meio da análise dos resultados da pesquisa, onde foi possível verificar a viabilidade de abertura do novo empreendimento, que apresentou um alto grau de interesse da região nos produtos que serão disponibilizados pela loja. Resultados: buscou-se apresentar as ferramentas de gestão de negócios para uma empresa revenda de GLP e mostrar a viabilidade do negócio ao longo dos anos. Conclusões: trouxe o roteiro de como ser utilizado os ferramentais de gestão de negócios aplicada a uma empresa de pequeno porte de revenda de GLP no brasil e comprovou a viabilidade do negócio.
Subject: Administração
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40482
Issue Date: 26-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Karina Ferreira Gomes-TCC-vers-prontaRepositorioFinal.pdf923.04 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.