Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40523
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Adriana Bogliolo Sirihal Duarte | pt_BR |
dc.creator | Raquel Miranda Vilela Paiva | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T21:26:54Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T21:26:54Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 13 | pt_BR |
dc.citation.spage | 652 | pt_BR |
dc.citation.epage | 669 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1980-6949 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40523 | - |
dc.description.resumo | A biblioteca no contexto escolar possui especificidades a que o profissional deve estar atento. Sua atuação deve ir além do tecnicismo biblioteconômico, utilizando-se de elementos pedagógicos e de acordo com as necessidades dos usuários, sendo os mais representativos os alunos da escola. As crianças e jovens que estão atualmente nas escolas podem ser chamados de nativos digitais e possuem uma relação distinta com a informação. O presente trabalho visa justamente conhecer a percepção e o imaginário de um bibliotecário escolar sobre os nativos digitais, e isso é feito adotando-se a metodologia de associação de palavras. O experimento de associação de palavras é utilizado na psicologia e o trabalho se baseou nas premissas de Carl Jung e na sua forma de aplicação do experimento. A associação de palavras pretende ser um caminho de acesso ao inconsciente do pesquisado. O experimento demonstrou que o universo dos nativos digitais ainda é novo e pouco conhecido do bibliotecário, mas nota-se uma preocupação do profissional em sua atuação com esses jovens e crianças. Conclui-se que é necessário o desenvolvimento de mais estudos e a promoção de debates sobre o tema dos nativos digitais e sua inserção na biblioteca escolar. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista brasileira de biblioteconomia e documentação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Bibliotecário Escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Biblioteca escolar | pt_BR |
dc.subject.other | Nativos Digitais | pt_BR |
dc.subject.other | Associação de Palavras | pt_BR |
dc.title | O bibliotecário escolar diante dos nativos digitais | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/854 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2017_O bibliotecário escolar diante dos nativos digitais.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.