Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40523
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAdriana Bogliolo Sirihal Duartept_BR
dc.creatorRaquel Miranda Vilela Paivapt_BR
dc.date.accessioned2022-03-28T21:26:54Z-
dc.date.available2022-03-28T21:26:54Z-
dc.date.issued2017-
dc.citation.volume13pt_BR
dc.citation.spage652pt_BR
dc.citation.epage669pt_BR
dc.identifier.issn1980-6949pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40523-
dc.description.resumoA biblioteca no contexto escolar possui especificidades a que o profissional deve estar atento. Sua atuação deve ir além do tecnicismo biblioteconômico, utilizando-se de elementos pedagógicos e de acordo com as necessidades dos usuários, sendo os mais representativos os alunos da escola. As crianças e jovens que estão atualmente nas escolas podem ser chamados de nativos digitais e possuem uma relação distinta com a informação. O presente trabalho visa justamente conhecer a percepção e o imaginário de um bibliotecário escolar sobre os nativos digitais, e isso é feito adotando-se a metodologia de associação de palavras. O experimento de associação de palavras é utilizado na psicologia e o trabalho se baseou nas premissas de Carl Jung e na sua forma de aplicação do experimento. A associação de palavras pretende ser um caminho de acesso ao inconsciente do pesquisado. O experimento demonstrou que o universo dos nativos digitais ainda é novo e pouco conhecido do bibliotecário, mas nota-se uma preocupação do profissional em sua atuação com esses jovens e crianças. Conclui-se que é necessário o desenvolvimento de mais estudos e a promoção de debates sobre o tema dos nativos digitais e sua inserção na biblioteca escolar.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - DEPARTAMENTO DE TEORIA E GESTÃO INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de biblioteconomia e documentaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherBibliotecário Escolarpt_BR
dc.subject.otherBiblioteca escolarpt_BR
dc.subject.otherNativos Digitaispt_BR
dc.subject.otherAssociação de Palavraspt_BR
dc.titleO bibliotecário escolar diante dos nativos digitaispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/854pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_O bibliotecário escolar diante dos nativos digitais.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.