Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40563
Tipo: Artigo de Evento
Título: Produção de valor nas redes sociais: Marx e o debate contemporâneo
Autor(es): Rodrigo Moreno Marques
Resumo: Nesse artigo, busca-se estabelecer uma interlocução entre a Ciência da Informação e a Economia Política, com o objetivo de responder a seguinte questão. Como explicar a origem do valor na esfera das redes sociais? Inicialmente, apresenta-se a abordagem do trabalho digital (digital labour) que Christian Fuchs propõe como resposta para o problema colocado. A análise dessa perspectiva revela que, apesar de Fuchs defender a pertinência do arcabouço teórico de Karl Marx, sua proposta afasta-se de alguns princípios centrais do pensamento marxiano. Como alternativa para os desacertos dessa abordagem, o artigo apresenta uma interpretação das dinâmicas do valor no universo das redes sociais fundamenta nas categorias renda e renda de monopólio empregadas por Marx, bem como na distinção entre valor e preço postulada pelo pensador alemão.
Assunto: Sociologia
Redes sociais
Ciência da informação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40563
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/627
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Produção de valor nas redes sociais_Marx e o debate contemporâneo.pdf700.51 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.