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http://hdl.handle.net/1843/40589
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Letícia Alves Vieira | pt_BR |
dc.creator | Maria Aparecida Moura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T23:51:11Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T23:51:11Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.issue | 18 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40589 | - |
dc.description.resumo | O editorial como um paratexto, ou seja, um texto que acompanha e guia a leitura, foi objeto de estudo desse artigo. O objetivo foi o de apresentá-lo como um espaço de produção e interpretação de um discurso científico, geralmente, reservado aos artigos científicos, resenhas, comunicação de pesquisa em andamento, entre outros materiais. Dessa forma, escolheu-se a área de História, dentro do campo das Humanidades, representada pelo periódico Varia Historia do Departamento de História da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, através do recorte temporal de 2007 a 2016. Utilizou-se como caminhos teórico-metodológicos a Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso, tendo como escopo, a Teoria Semiolinguística de Patrick Charaudeau. Foram analisados 23 editoriais que nos proporcionou extrair diversos resultados, do ponto de vista enunciativo, argumentativo e também da construção do conceito de ciência para a disciplina História no decorrer desse período. Para esse artigo, escolhemos a face da construção do conceito de ciência e, portanto, da construção da narrativa científica para apresentação e discussão. Em síntese, com a análise dos editoriais, foi possível compreender o potencial desse novo objeto como instância político-científica e o fazer científico de um domínio de conhecimento. O modelo de combinação teórico-metodológica, entre Análise de Conteúdo e a Análise de Discurso, e um novo objeto - o editorial científico – mostrou-se profícuo para a compreensão dos elementos discursivos presentes nos editoriais, desvelando o conceito de ciência construído segundo as discussões acerca da neutralidade da própria ciência, a construção do saber acadêmico e suas relações com os saberes leigos, a política como assunto histórico, e, por fim, a preocupação com a internacionalização do periódico, e a circulação do conhecimento científico em História. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - DEPARTAMENTO DE ORGANIZAÇÃO E TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação - ENANCIB | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação científica | pt_BR |
dc.subject.other | Editorial | pt_BR |
dc.subject.other | Narrativa científica | pt_BR |
dc.title | A construção do conceito de ciência em história: uma análise discursiva de editoriais da revista Varia História (2007 - 2016) | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/XVIII_ENANCIB/ENANCIB/paper/viewFile/333/825 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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File | Description | Size | Format | |
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2017_A construção do conceito de ciência em história- uma análise discursiva de editoriais da revista varia historia (2007 - 2016).pdf | 673.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
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