Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40599
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carlos Antônio de Souza Perini | pt_BR |
dc.creator | Lúcia Fulgêncio | pt_BR |
dc.creator | Maryelle Joelma Cordeiro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-03-29T23:57:49Z | - |
dc.date.available | 2022-03-29T23:57:49Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 32 | pt_BR |
dc.citation.spage | 37 | pt_BR |
dc.citation.epage | 62 | pt_BR |
dc.identifier.doi | 10.11606/issn.2238-8281.v0i32p37-62 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2238-8281 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40599 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho, propomos uma interseção entre a informática e a linguística aplicada ao ensino e à aprendizagem de italiano para construir um aplicativo online que permita a descrição linguística e a classificação de exercícios que podem ser utilizados no ensino e na aprendizagem da língua italiana. Inseridos no banco de dados e linguisticamente classificados, exercícios e textos didáticos podem ser recuperados pelo aplicativo na forma de listas de exercícios. O material didático inserido pode ser catalogado pelo professor em duas categorias: i) agrupamentos de exercícios definidos pelo professor por nível de ensino, por etapa de aprendizagem ou por categoria linguística; e ii) agrupamentos definidos pelo Quadro Comum Europeu de Referência (QCER), seguindo a classificação de habilidades linguísticas esperadas para estrangeiros, em cada nível de competência linguística. Ao permitir a seleção temática de exercícios para cada habilidade a ser desenvolvida, o aplicativo auxilia o professor na seleção e montagem de material didático adicional, evitando que, no desenvolvimento do curso de língua italiana, o professor fique preso somente ao livro didático. Além disso, o aplicativo auxilia na classificação e na sequência do material didático de acordo com os critérios do QCER. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FALE - FACULDADE DE LETRAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista de italianística | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Letras | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da Computação | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de língua italiana | pt_BR |
dc.subject.other | Digitalização de material didático | pt_BR |
dc.title | Linguística aplicada e Informática: a interseção das duas áreas na construção de um aplicativo para a formação de um banco de dados de suporte didático no ensino de Italiano | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://www.revistas.usp.br/italianistica/article/view/125063 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.