Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40627
Type: Tese
Title: Transformando o espaço da sala de aula de língua inglesa na escola pública com o desenvolvimento de expressão oral, sob o viés da pedagogia dos multiletramentos: uma intervenção com alunos do ensino médio em ilhas de aprendizagem
Other Titles: Transforming the space in the English classroom at the public school with the enhancement of oral expression, under the perspective of the pedagogy of multiliteracies: an intervention with students from High School in islands of learning
Authors: Marlei Rose Renzetti Tartoni
First Advisor: Reinildes Dias
First Referee: Maria Elizabete Villela Santiago
Second Referee: Vânia Carvalho de Castro
Third Referee: Climene Fernandes Brito Arruda
metadata.dc.contributor.referee4: Junia de Carvalho Fidelis Braga
Abstract: Na atualidade, conseguimos acessar, de forma ubíqua, uma infinidade de gêneros textuais, cujo conteúdo e organização multimodal em sua tessitura alinham-se às mudanças que têm ocorrido nos diversos modos de representação pela linguagem. O repertório comunicacional que nossos alunos têm construído e de que fazem uso demanda pedagogias que revisitem práticas e reabilitem espaços para respaldar desafios, dentro do universo que possibilite novas relações com seus professores (PRENSKY, 2010). Alunos e professores precisam experienciar, conceitualizar, analisar e aplicar conhecimentos, e ir posicionando-se, desenvolvendo sua identidade e construindo seu estar cidadão. Esta pesquisa teve como objetivo principal intervir na aprendizagem de língua inglesa por alunos do Ensino Médio, em especial na expressão oral, por meio do design de atividades criadas e implementadas sob o viés da pedagogia dos multiletramentos e da organização da sala de aula em ilhas de aprendizagem. Para atingir esse objetivo principal, procuramos promover a participação e o engajamento dos participantes no desenvolvimento de sua expressão oral por meio de práticas pedagógicas sintonizadas com as escolhas de conteúdos preferidos por eles (canções, séries, filmes, jogos), com o suporte teórico da pedagogia dos multiletramentos, fazendo uso de ilhas de aprendizagem na organização espacial da sala de aula. Assim, nesta tese serão inter-relacionados, sob um olhar crítico-reflexivo, teorias, conceitos e práticas, segundo os pressupostos da pedagogia dos multiletramentos, combinada aos processos de conhecimento, e a transição entre os velhos e os novos básicos da educação (KALANTZIS; COPE, 2010, 2012, 2015; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), em uma contribuição para práticas pedagógicas alinhadas às tecnologias digitais, à multimodalidade dos textos e à diversidade humana. Ademais, para a implementação de nossa intervenção, desenhamos situações de ensino e aprendizagem que também foram respaldadas por pedagogias ativas e pelos princípios dos bons jogos digitais (COPE, KALANTZIS, 2011; BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015; GEE, 2005, 2008). Esta pesquisa, de cunho exploratório e descritivo, configura-se como um estudo de caso, uma vez que trabalhamos na elaboração/criação (design) das atividades de aprendizagem que foram implementadas em aulas para três turmas de alunos do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública em Belo Horizonte. Os resultados contribuíram para a consolidação de práticas mais alinhadas aos interesses, necessidades e características dos alunos da faixa etária acessada. Elas se fundamentaram na parceria do professor com seus alunos, e de seu papel enquanto designer de ciclos de atividades, e, também, de facilitador, consultor, orientador e promotor do rigor necessário para o sucesso das produções sociais pela linguagem realizadas em sala de aula. Esse papel diferenciado do professor, em nossa pesquisa, foi distribuído entre a pesquisadora e a professora das turmas participantes. Por fim, as atitudes positivas, de contentamento manifestadas pelos alunos, e a completude das atividades, evidenciam o sucesso conquistado, ao longo da intervenção.
Abstract: Currently, we can access, ubiquitously, an infinity of text of different genres, whose content and multimodal organization in its weaving are in agreement with the changes that have occurred in the different modes of representation through language. The communicational repertoire that our students have built and used demands pedagogies which revisit practices and reorganize spaces to embrace challenges, within the universe which enables new relationships with their teachers (PRENSKY, 2010). Students and teachers need to experience, conceptualize, analyze and apply knowledge, and position themselves, developing their identity and building their being a citizen. The main objective of this research was to intervene in an English language learning environment, with students from Ensino Médio (High School equivalent), especially in respect to their oral expression, through the design of activities created and implemented under the perspective of the pedagogy of multiliteracies and the organization of the classroom in islands of learning. To achieve this main objective, we seek to promote the participation and engagement of participants in the development of their oral expression through pedagogical practices featuring some characteristics of their favorite content choices (songs, series, movies, games), with the theoretical support of the pedagogy of multiliteracies, making use of islands of learning in the spatial organization of the classroom. Thus, in this thesis, theories, concepts and practices will be interrelated, under a critical-reflective perspective, according to the fundamentals of the pedagogy of multiliteracies, combined with the knowledge processes, and the transition between the old and the new basics of education (KALANTZIS; COPE, 2010, 2012, 2015; KALANTZIS; COPE; PINHEIRO, 2020), in a contribution to pedagogical practices aligned with digital technologies, the multimodality of texts and human diversity. Furthermore, for the implementation of our intervention, we designed teaching and learning situations that were also supported by active pedagogies and the principles of the good video games (COPE, KALANTZIS, 2011; BACICH; TANZI NETO; TREVISANI, 2015; GEE, 2005, 2008). This qualitative research, which is exploratory and descriptive, is a case study, as we worked on the elaboration/creation (design) of the learning activities that were implemented in classes for three groups of students from the 1st year of Ensino Médio (High school) at a public school in Belo Horizonte. The results contributed to the consolidation of practices more consonant with the interests, needs and characteristics of students in the age group accessed. They were based on the partnership of the teacher with her students, and on her role as a designer of cycles of activities, and also as a facilitator, consultant, advisor and promoter of the necessary rigor for the success of social language productions carried out in the classroom. This unique role of the teacher, in our research, was played both by the researcher and the teacher of the participating classes. Finally, the positive attitudes, contentment expressed by the students, added to their fully completion of the activities, show the success achieved throughout the intervention.
Subject: Língua inglesa – Estudo e ensino
Língua inglesa – Métodos de ensino
Aquisição da segunda linguagem
Letramento
Ambiente de sala de aula
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/40627
Issue Date: 30-Nov-2021
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