Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40638
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dc.creatorLeandro da Conceição Borgespt_BR
dc.creatorPaulo Melgaço da Silva Juniorpt_BR
dc.creatorAndressa Gonçalves Castropt_BR
dc.creatorBarbara Christian Vitiellopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-30T23:13:05Z-
dc.date.available2022-03-30T23:13:05Z-
dc.date.issued2019-
dc.citation.volume48pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage171pt_BR
dc.citation.epage184pt_BR
dc.identifier.issn15188353pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40638-
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa sobre a composição do cenário dos periódicos de Acesso Aberto na área de Artes em dois períodos de avaliação da Capes: trienal (2010-2012) e quadrienal (2013-2016). Na etapa metodológica, realizou-se a exportação de duas planilhas por meio da Plataforma Sucupira, com dados dos periódicos nos respectivos períodos de avaliação. Na análise dos dados, separaram-se os periódicos de acesso aberto dos periódicos de acesso restrito e filtraram-se os periódicos de acesso aberto que estão inseridos nas estratificações mais altas (A1, A2 e B1). Em conseguinte, foram realizadas categorizações divididas em nacionalidade do periódico; ligação ou não com universidades; região do país (no caso do periódico nacional) em que são editados e se, de um período a outro de avaliação da Capes, o periódico de acesso aberto era novo, caiu, aumentou ou se manteve nas estratificações analisadas. Com os resultados, concluiu-se que o Comitê da área de Artes está alinhado com a prática, uso e disseminação do acesso aberto, apresentando, nos estratos mais altos, uma extensa gama de periódicos que adotam a filosofia aberta. No entanto, acredita-se que é necessário realizar mais práticas de advocacy junto aos seus pares para vislumbrar maior amplitude da discussão da temática dentro da área.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃOpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCiência da informaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherCiência da Informaçãopt_BR
dc.subject.otherAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherQualispt_BR
dc.subject.otherÁreas do conhecimentopt_BR
dc.subject.otherPeriódico científicopt_BR
dc.subject.otherArtespt_BR
dc.titleAcesso aberto na área de artes: uma análise do Qualis periódicos (2010-2012) e (2013-2016)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttp://revista.ibict.br/ciinf/article/view/4859pt_BR
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