Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/40640
Tipo: Artigo de Evento
Título: Repositório temático na área de saúde mental: a contribuição brasileira em acesso livre
Autor(es): Maria Cristina Soares Guimarães
Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho
Cícera Henrique da Silva
Bruna Beltrão Belinato
Leandro da Conceição Borges
Kizi Mendonça de Araújo
Resumo: O Repositório Temático, tal como definido na literatura da área, corresponde um conjunto de objetos digitais limitado a um tema ou um campo disciplinar específico. Apesar de o primeiro Repositório Temático - RT (arXiv) ter surgido ainda nos anos 1990 e ter alcançado grande visibilidade e credibilidade, o interesse e implementação de RT ainda é incipiente no Brasil. No que tange à temática de Saúde Mental, é reconhecida a sub-representação da produção de conhecimento em periódicos científicos, especialmente nos países em desenvolvimento, ainda que a temática seja de preocupação crescente no âmbito das políticas públicas de saúde. Do melhor do conhecimento disponível, não foi identificado nenhum RT no tema. Dada a importância dessa temática na política de saúde do Brasil nos anos recentes (especialmente com a realização de um amplo programa de formação profissional em saúde no período 2013-2016, o Projeto Caminhos do Cuidado), a organização e o amplo acesso à produção do conhecimento se tornou fundamental. Assim, o presente trabalho tem como objetivo descrever a implementação de um Repositório Temático em Saúde Mental - RTSM. O software escolhido para a implementação foi o Dspace e para o povoamento foram utilizadas diferentes estratégias: a coleta automática dos metadados dos artigos na temática disponíveis na Scientific Electronic Library On-line (SciELO); a segunda envolveu a coleta automática a partir de um repositório institucional - ARCA (Repositório Institucional da Fundação Oswaldo Cruz). A terceira estratégia envolveu advocacy, com a produção cientifica indicada por especialistas. Atualmente estão disponíveis 466 objetos digitais, e o trabalho continua em curso. Espera-se que a ampliação e consolidação do RTSM possa, ao propiciar a abertura e acessibilidade desse conhecimento, não só subsidiar políticas públicas mas também servir de apoio à pesquisa na temática no Brasil.
Assunto: Ciência da Informação
Saúde Coletiva
Saúde mental
Repositório temático
Acesso livre
Brasil
Idioma: por
País: Portugal
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40640
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://sci.uc.pt/eventos/atas/edicic2017.pdf
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Ibérico EDICIC
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_Repositório temático na área de saúde mental a contribuição brasileira em acesso livre.pdf290.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.