Comparação da eficiência do método de sala de aula invertida (SAI) em relação à aula expositiva tradicional

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Dissertação de mestrado

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Paula Luciana Scalzo
Renato Tocantins Sampaio

Resumo

O objetivo do presente estudo foi testar a hipótese de que o método de Sala de Aula Invertida resulta em melhor desempenho e maior satisfação em comparação à Aula Expositiva como estratégia no ensino superior. A constatação de que o modelo atual de ensino foi planejado para atender demandas de uma sociedade de produção industrial, combinada com uma maior compreensão dos mecanismos neurobiológicos da aprendizagem, a mudança do perfil do aluno e o desenvolvimento tecnológico, tem provocado há algum tempo discussões e propostas de inovação no ensino. No início do século XXI ficaram conhecidas as primeiras experiências do modelo de ensino denominado Flipped Classroom, traduzido para Sala de Aula Invertida. Seu formato inverte o contexto em que o aluno realiza as etapas mais delicadas do processo de aprendizagem. A SAI é uma abordagem pedagógica que combina recursos tecnológicos dentro e fora de sala e usa estratégias de Metodologias Ativas nos momentos presenciais, quando a sala de aula passa a ser o local onde são desenvolvidas atividades que contribuem para a construção do conhecimento e permitem o desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho. Apesar de ser uma possibilidade promissora para a educação, esta metodologia não tem sido testada de modo regular e consistente, de modo que não há evidências sólidas do seu efeito na aprendizagem. Os achados são diversos, variando entre opiniões que defendem a SAI como ideal para melhorar o desempenho dos alunos e os que dizem que os achados são inconsistentes com limitações práticas importantes. O presente estudo tem caráter quantitativo, onde as notas obtidas pelos alunos expostos à aula tradicional foram comparada às notas dos alunos expostos à SAI (grupos experimentais), em turmas de primeiro período de Biomedicina e Odontologia. Observamos melhor desempenho dos alunos expostos à SAI e ausência de diferenças significativas na satisfação dos alunos em relação à Aula Tradicional. Concluímos que a SAI é eficiente como abordagem de ensino se comparada à Aula Tradicional, em razão do seu formato, criando um ambiente mais propício à aprendizagem, desde que sejam contemplados no planejamento todos os aspectos que embasam o modelo. Sugerimos estudos mais aprofundados e detalhados sobre os efeitos desta abordagem na aprendizagem para melhorar o seu planejamento e potencializar suas vantagens.

Abstract

The objective of the present study was to test the hypothesis that the Flipped Classroom method results in better performance and greater satisfaction compared to the lecture model as a strategy in higher education. The understanding that the current teaching model was designed to meet the demands of an industrial production society, combined with a greater grasp of the neurobiological mechanisms of learning, the change in the student's profile and technological development, has been provoking discussions and proposals towards innovation in teaching. At the beginning of the 21st century, a new teaching model arose defined as Flipped Classroom (FC). Its format inverts the context in which the student performs the most delicate stages of the learning process. FC is a pedagogical approach that combines technological resources inside and outside of the classroom and uses Active Learning strategies during in-person activities, in which the classroom becomes the place where activities are developed that contribute to the construction of knowledge and allow the development of skills and competences for the labor market. Despite being a promising possibility for education, this methodology has not been tested regularly and consistently and, because of this, there is no solid evidence of its efficiency in learning. The findings are diverse, varying between opinions that defend FC as ideal to improve student performance and those that say that the findings are inconsistent, and that this new method has important practical limitations. The present study has a quantitative character, where the grades obtained by students exposed to the tradicional class were compared to te grades of students exposed to Flipped Classroom (experimental groups), in classes of the first period of Biomedicine and Dentistry. What we observed is that students performed better when exposed to the FC model and that there was absence of significant differences in student satisfaction when compared to the traditional method. We conclude that the Flipped Classroom model is efficient as a teaching approach when compared to the traditional method, due to its format, which creates a favorable environment for learning, provided that all aspects that support this model are included in its planning. We suggest more in-depth and detailed studies on the effects of this approach on learning, to therefore improve its planning and enhance its advantages.

Assunto

Neurociências, Aprendizagem baseada em problemas, Ensino / métodos, Tecnologia educacional

Palavras-chave

Sala de aula invertida, Flipped classroom, Ensino, Aprendizagem, Metodologias ativas, Aprendizagem ativa, Ensino híbrido, Tecnologias educacionais

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