Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40652
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fabrício de Araújo Moreirapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9762674962145732pt_BR
dc.contributor.referee1Paula Luciana Scalzopt_BR
dc.contributor.referee2Renato Tocantins Sampaiopt_BR
dc.creatorPatrícia de Azambuja Pessoapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3683321328660072pt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T12:09:08Z-
dc.date.available2022-03-31T12:09:08Z-
dc.date.issued2021-04-20-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40652-
dc.description.abstractThe objective of the present study was to test the hypothesis that the Flipped Classroom method results in better performance and greater satisfaction compared to the lecture model as a strategy in higher education. The understanding that the current teaching model was designed to meet the demands of an industrial production society, combined with a greater grasp of the neurobiological mechanisms of learning, the change in the student's profile and technological development, has been provoking discussions and proposals towards innovation in teaching. At the beginning of the 21st century, a new teaching model arose defined as Flipped Classroom (FC). Its format inverts the context in which the student performs the most delicate stages of the learning process. FC is a pedagogical approach that combines technological resources inside and outside of the classroom and uses Active Learning strategies during in-person activities, in which the classroom becomes the place where activities are developed that contribute to the construction of knowledge and allow the development of skills and competences for the labor market. Despite being a promising possibility for education, this methodology has not been tested regularly and consistently and, because of this, there is no solid evidence of its efficiency in learning. The findings are diverse, varying between opinions that defend FC as ideal to improve student performance and those that say that the findings are inconsistent, and that this new method has important practical limitations. The present study has a quantitative character, where the grades obtained by students exposed to the tradicional class were compared to te grades of students exposed to Flipped Classroom (experimental groups), in classes of the first period of Biomedicine and Dentistry. What we observed is that students performed better when exposed to the FC model and that there was absence of significant differences in student satisfaction when compared to the traditional method. We conclude that the Flipped Classroom model is efficient as a teaching approach when compared to the traditional method, due to its format, which creates a favorable environment for learning, provided that all aspects that support this model are included in its planning. We suggest more in-depth and detailed studies on the effects of this approach on learning, to therefore improve its planning and enhance its advantages.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo do presente estudo foi testar a hipótese de que o método de Sala de Aula Invertida resulta em melhor desempenho e maior satisfação em comparação à Aula Expositiva como estratégia no ensino superior. A constatação de que o modelo atual de ensino foi planejado para atender demandas de uma sociedade de produção industrial, combinada com uma maior compreensão dos mecanismos neurobiológicos da aprendizagem, a mudança do perfil do aluno e o desenvolvimento tecnológico, tem provocado há algum tempo discussões e propostas de inovação no ensino. No início do século XXI ficaram conhecidas as primeiras experiências do modelo de ensino denominado Flipped Classroom, traduzido para Sala de Aula Invertida. Seu formato inverte o contexto em que o aluno realiza as etapas mais delicadas do processo de aprendizagem. A SAI é uma abordagem pedagógica que combina recursos tecnológicos dentro e fora de sala e usa estratégias de Metodologias Ativas nos momentos presenciais, quando a sala de aula passa a ser o local onde são desenvolvidas atividades que contribuem para a construção do conhecimento e permitem o desenvolvimento de habilidades e competências para o mercado de trabalho. Apesar de ser uma possibilidade promissora para a educação, esta metodologia não tem sido testada de modo regular e consistente, de modo que não há evidências sólidas do seu efeito na aprendizagem. Os achados são diversos, variando entre opiniões que defendem a SAI como ideal para melhorar o desempenho dos alunos e os que dizem que os achados são inconsistentes com limitações práticas importantes. O presente estudo tem caráter quantitativo, onde as notas obtidas pelos alunos expostos à aula tradicional foram comparada às notas dos alunos expostos à SAI (grupos experimentais), em turmas de primeiro período de Biomedicina e Odontologia. Observamos melhor desempenho dos alunos expostos à SAI e ausência de diferenças significativas na satisfação dos alunos em relação à Aula Tradicional. Concluímos que a SAI é eficiente como abordagem de ensino se comparada à Aula Tradicional, em razão do seu formato, criando um ambiente mais propício à aprendizagem, desde que sejam contemplados no planejamento todos os aspectos que embasam o modelo. Sugerimos estudos mais aprofundados e detalhados sobre os efeitos desta abordagem na aprendizagem para melhorar o seu planejamento e potencializar suas vantagens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Neurociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectSala de aula invertidapt_BR
dc.subjectFlipped classroompt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectTecnologias educacionaispt_BR
dc.subject.otherNeurociênciaspt_BR
dc.subject.otherAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subject.otherEnsino / métodospt_BR
dc.subject.otherTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleComparação da eficiência do método de sala de aula invertida (SAI) em relação à aula expositiva tradicionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.embargo2022-04-20-
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Versao final Dissertacao_PatriciaAzambua.pdf1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.