Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40756
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Rafaela Correia Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Maria Laura Magalhães Gomes | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T22:05:55Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T22:05:55Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 1026 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1041 | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788589097680 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40756 | - |
dc.description.resumo | Este artigo apresenta alguns resultados de uma pesquisa de doutorado que tem por objetivo elaborar uma compreensão sobre o ensino de Matemática em cursos de 5a a 8a séries para estudantes jovens e adultos da rede pública municipal de Betim (MG), no período de 1988 a 2007. A fonte principal para essa constituição são as entrevistas realizadas com 17 sujeitos, entre professores e pedagogos, com o uso da metodologia da História Oral. Para a análise que aqui empreendemos, destacamos as falas referentes ao curso de suplência, que vigorou em algumas escolas oficialmente entre 1995 e 1999. Nossa intenção é analisar as representações, concepções e crenças sobre esse curso de suplência, bem como destacar algumas estratégias pedagógicas relatadas pelos educadores entrevistados nesses cursos. Embora o curso de suplência tenha sido implantado de forma experimental em algumas escolas da rede pública municipal, as narrativas de alguns de nossos colaboradores demonstram um desejo e uma tentativa de se repensar a organização administrativa da EJA, apontando a metodologia de projetos de trabalho como principal prática pedagógica do ensino destinado a jovens e adultos naquele período. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICX - DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Congresso Ibero-americano de História da Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de Pessoas Jovens e Adultas | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | História Oral | pt_BR |
dc.title | O ensino de matemática nos cursos de suplência na rede municipal de educação de Betim (MG) no período 1995-1999 | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://funes.uniandes.edu.co/22637/1/Correia2015O.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS CURSOS DE SUPLÊNCIA.pdf | 375.22 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.