Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40758
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ana Rafaela Correia Ferreira | pt_BR |
dc.creator | Luís Henrique Coelho de Almeida Cosenza | pt_BR |
dc.creator | Paula Reis Ferraz | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T22:09:24Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T22:09:24Z | - |
dc.date.issued | 2018 | - |
dc.citation.issue | 7 | pt_BR |
dc.citation.spage | 995 | pt_BR |
dc.citation.epage | 1004 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40758 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta reflexões sobre uma atividade que buscou investigar as concepções de Matemática e sobre aprender Matemática de estudantes do Programa de Educação Básica de Jovens e Adultos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais. Para isso, fizemos uma análise de textos escritos e/ou desenhos feitos pelos estudantes em uma tarefa aplicada na primeira aula do ano letivo por professores que atuam nas dez turmas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio modalidade EJA. Foi possível percebermos padrões e recorrências nos textos e desenhos de diversos estudantes, apontando algumas concepções e ideias comuns que eles e elas apresentaram sobre Matemática e sobre aprender Matemática, em geral, associadas à importância da Matemática na vida cotidiana mas, ao mesmo tempo, ligadas ao medo e ao insucesso na vida escolar. A partir disso, pudemos nos orientar para, à luz das ideias de significação do processo de ensino-aprendizagem da Matemática na EJA (Fonseca, 2005), desenvolvermos uma proposta de ensino que leve em conta as particularidades do público atendido por esta modalidade de ensino. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro mineiro de educação matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Educação de Pessoas Jovens | pt_BR |
dc.subject.other | Adultas e Idosas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino-aprendizagem de Matemática | pt_BR |
dc.title | O que é matemática para você? concepções de estudantes da EJA | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | https://app.eventmaster.com.br/event/viiiemem/site/embed/ANAIS.pdf | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_O que é matemática para você concepções de estudantes da eja.pdf | 579.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.