Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40769
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMariana Dutra de Carvalho Lopespt_BR
dc.creatorCarlos Henrique Silva de Castropt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T23:10:03Z-
dc.date.available2022-04-04T23:10:03Z-
dc.date.issued2016-
dc.citation.volume69pt_BR
dc.citation.issue3pt_BR
dc.citation.spage29pt_BR
dc.citation.epage43pt_BR
dc.identifier.issn2175-8026pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40769-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a participação de estudantes de graduação enquanto autores e leitores de artigos em um evento científico online a fim de verificar se eles interagem entre si por meio de enunciados plenos. A base teórica da investigação sustenta-se no conceito bakhtiniano de enunciado pleno e tem na concepção do ensino de leitura e escrita com propósitos funcionais um apoio para melhor apreensão do contexto de aprendizagem em que a pesquisa se insere. O evento selecionado para coleta de dados ocorre em um blog, no âmbito de uma disciplina de leitura e produção de textos, e convida os estudantes a escreverem e publicarem seus artigos, comentarem outros três trabalhos e participarem do debate no espaço de seus artigos. Para conduzir este estudo de caso, de abordagem qualitativa, foram selecionados trinta comentários de estudantes, constituintes de dois posts de artigos. O resultado da análise dos enunciados sugere que os estudantes reconheceram uma situação de interlocução e mostraram-se engajados ao participarem da atividade, exercitando as habilidades de leitura, escrita e argumentação.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMHN - MUSEU DE HISTORIA NATURALpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofIlha do desterropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.otherInteraçãopt_BR
dc.subject.otherLeitura e escritapt_BR
dc.subject.otherAprendizagempt_BR
dc.subject.otherArgumentaçãopt_BR
dc.titlePráticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciadopt_BR
dc.title.alternativePractices of writing and argumentation in a scientific event for undergraduate students: a study based on bakhtin?s concept of complete utterancept_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2016v69n3p29pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos.pdf316.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.