Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40769
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mariana Dutra de Carvalho Lopes | pt_BR |
dc.creator | Carlos Henrique Silva de Castro | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T23:10:03Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T23:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 69 | pt_BR |
dc.citation.issue | 3 | pt_BR |
dc.citation.spage | 29 | pt_BR |
dc.citation.epage | 43 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2175-8026 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40769 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho investiga a participação de estudantes de graduação enquanto autores e leitores de artigos em um evento científico online a fim de verificar se eles interagem entre si por meio de enunciados plenos. A base teórica da investigação sustenta-se no conceito bakhtiniano de enunciado pleno e tem na concepção do ensino de leitura e escrita com propósitos funcionais um apoio para melhor apreensão do contexto de aprendizagem em que a pesquisa se insere. O evento selecionado para coleta de dados ocorre em um blog, no âmbito de uma disciplina de leitura e produção de textos, e convida os estudantes a escreverem e publicarem seus artigos, comentarem outros três trabalhos e participarem do debate no espaço de seus artigos. Para conduzir este estudo de caso, de abordagem qualitativa, foram selecionados trinta comentários de estudantes, constituintes de dois posts de artigos. O resultado da análise dos enunciados sugere que os estudantes reconheceram uma situação de interlocução e mostraram-se engajados ao participarem da atividade, exercitando as habilidades de leitura, escrita e argumentação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MHN - MUSEU DE HISTORIA NATURAL | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ilha do desterro | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Interação | pt_BR |
dc.subject.other | Leitura e escrita | pt_BR |
dc.subject.other | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Argumentação | pt_BR |
dc.title | Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos: um estudo fundamentado no conceito bakhtiniano de conclusibilidade do enunciado | pt_BR |
dc.title.alternative | Practices of writing and argumentation in a scientific event for undergraduate students: a study based on bakhtin?s concept of complete utterance | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufsc.br/index.php/desterro/article/view/2175-8026.2016v69n3p29 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_Práticas de escrita e argumentação em um evento científico para graduandos.pdf | 316.36 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.