Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40780
Type: Tese
Title: A escolha de um estabelecimento federal de ensino médio e seus significados para jovens e famílias de diferentes meios sociais: um estudo no IFNMG – Campus Janaúba
Other Titles: Choosing a federal high school and its senses to young people and their families from different social groups: a study on IFNMG - Campus Janaúba
Authors: Bruna Tatianne Moura de Queirós
First Advisor: TÂNIA DE FREITAS RESENDE
Abstract: Esta pesquisa objetiva compreender como a escolha pelo ensino médio integrado de um Instituto Federal é realizada pelos jovens e suas famílias e que significados assume para esses sujeitos, considerando os meios sociais em que estão inseridos. A pesquisa foi realizada no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Campus Avançado Janaúba, com os alunos do Curso Técnico em Informática para a Internet, integrado ao Ensino Médio. Trata-se de um trabalho na área da Sociologia da Educação, que dialoga com os estudos sobre escolha da escola e com a teoria bourdieusiana. Inicialmente, mapeamos o perfil socioeconômico e cultural dos estudantes do IFNMG-Janaúba, ingressantes entre os anos de 2017 e 2020 no referido curso, aplicando questionários aos alunos e suas famílias. Em seguida, elegemos as turmas de 2017 e 2019 a fim de investigar o processo de escolha da escola. Realizamos grupos focais com estudantes, organizados conforme o nível de escolaridade de seus pais, bem como entrevistas individuais com alguns deles e com suas mães. Partimos da hipótese de que o IFNMG apresenta um corpo discente heterogêneo do ponto de vista socioeconômico, com distintas motivações para ingresso na instituição. Constatamos que, embora o perfil dos alunos que participaram da pesquisa não tenha se mostrado tão heterogêneo quanto suposto, ele se distingue do perfil dos estudantes das demais escolas públicas locais e da população janaubense, principalmente, pelo capital escolar um pouco mais elevado das famílias. A maioria desses estudantes parece se situar nas camadas populares (mas não em seus estratos mais vulneráveis) ou nos estratos inferiores das camadas médias. Em relação à escolha da escola, embora os resultados confirmem que ela foi motivada por diferentes expectativas, sobressai a busca por um ensino de qualidade, e, por conseguinte, a possibilidade de preparação para os processos seletivos para o ensino superior/ENEM. Poucos alunos escolhem o ensino médio integrado considerando prioritariamente a formação técnica. A participação das famílias nesse processo foi observada, com significativas variações (desde a não participação dos pais, quando a escolha é concentrada no jovem, até a imposição da escola pela família, passando por várias modalidades como a escolha compartilhada entre pais e filhos), as quais apresentam relação com o volume de capital cultural e informacional que possuem os pais. Identificamos, por um lado, nas famílias mais escolarizadas, escolhas mais “estratégicas”, inclusive algumas claramente orientadas pela possibilidade de o jovem acessar a política de cotas no ensino superior; e por outro, nas famílias menos escolarizadas, constatamos uma escolha menos ativa e informada. Nesse contexto, ganha especial destaque a atuação dos jovens, a partir de sua própria rede de sociabilidade. Atentar para o jovem como sujeito da escolha da escola, nos diferentes meios sociais, é uma das contribuições que identificamos neste estudo, a qual abre espaço para a consideração de uma gama de significados presentes nessa escolha, incluindo, além dos aspectos acadêmicos, questões social-identitárias, por exemplo. Destacamos também a importância do ensino médio integrado para a mobilidade social dos jovens de camadas populares e, por conseguinte, a necessidade de maximizar as chances de acesso desse público a tal oportunidade educacional.
Abstract: The research aims to understand the choice for an integrated high school in a Federal Institute made by young people and their families and the senses given by these subjects, considering their social groups. We held the research in Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG, Campus Avançado Janaúba, with students from the Technical Course on Internet Technology, integrated to High School. The study is in the area of Sociology of Education, dialoguing with studies on school choice and the Bourdieusian theory. First, we mapped out the socioeconomic and cultural profiles of IFNMG-Janaúba students admitted in the course between 2017 and 2020, applying questionnaires to them and their families. After, we chose the classes of 2017 and 2019 to investigate the process of school choice. We held focus groups with students, according to parental educational level, and individual interviews with them and their mothers. We start from the hypothesis that IFNMG has a socioeconomically heterogeneous group of students with different motivations to join the institution. We have seen that, though participant students were not as heterogeneous as previously thought, their profile is different from those of other local public schools and the population of Janaúba, mainly, by a slightly larger school capital of the families. Most students seem to be from low-income groups (though not from the most vulnerable strata) or lower strata of middle classes. Regarding school choice, though motivated by different expectations, the main one was the search for a quality education and, consequently, the possibility to prepare for university admission processes/ENEM. Few students chose the integrated high school considering primarily the technical training. We observed family participation in this process, with meaningful variations (from the non- participation of parents when the choice is focused on the young person, passing by various types of shared choice between parents and children, up to the family imposition to the school), which are related to the parental volume of cultural and informational capital. On one hand, we have identified in more educated families more “strategic” choices, some clearly guided by the possibility of joining the public-school quotas in higher education; on the other, in less educated families, we have seen a less active and informed choice. In this context, the actions of young people based on their own sociability network stand out. Paying attention to the young person as a subject of school choice, in the different social groups, is one of the contributions of this study. This opens a door to different meanings to this choice, including, besides academic aspects, socio-identity issues. We also highlight the importance of integrated high school to the social mobility of low-income youngsters and, consequently, the need to increase the access of this public to such educational opportunity.
Subject: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais - Ingresso - Escolha da escola
Educação
Ensino médio - Escolha da escola
Ensino profissional - Escolha da escola
Ensino técnico - Escolha da escola
Ensino integrado
Sociologia educacional
Janaúba (MG) - Educação
Escolas públicas - Escolha da escola
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40780
Issue Date: 17-Feb-2022
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINALIZADA. 31 03..pdfA ESCOLHA DE UM ESTABELECIMENTO FEDERAL DE ENSINO MÉDIO E SEUS SIGNIFICADOS PARA JOVENS E FAMÍLIAS DE DIFERENTES MEIOS SOCIAIS: um estudo no IFNMG – Campus Janaúba.3.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.