Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40784
Type: Tese
Title: Entre acordes, cenas e amorosidades: a educação humanizadora em um Centro de Referência da Pessoa Idosa para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida
Authors: Isamara Grazielle Martins Coura
First Advisor: Leôncio José Gomes Soares
Abstract: Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o cenário demográfico do país indica um envelhecimento populacional. Dados do IBGE publicados em 2019 apontam que o Brasil tem um índice de 13% de sua população composta por idosos, o que corresponde a 28 milhões de pessoas nessa faixa etária. O IBGE retrata ainda que em 2050 o Brasil terá praticamente um terço da população composta por pessoas acima de 60 anos. Diante disso, é importante que essas pessoas vivam com qualidade, que tenham uma velhice cada vez mais saudável e com condições de estarem e se sentirem ativas socialmente. Para tanto, deve-se oferecer, especialmente por meio de políticas públicas, espaços e condições para a atuação desses sujeitos, assim como os cuidados necessários e oportunizar formas para seu contínuo aprendizado visando a uma maior compreensão de seu papel social, seus direitos e de como viver melhor essa fase da vida. O presente trabalho apresenta uma pesquisa de doutorado que tem como questão central verificar como as práticas educativas ofertadas no Centro de Referência da Pessoa Idosa Vereador Sérgio Ferrara (CRPI), a partir da análise das aulas de Teatro e de Voz e Violão, contribuem para melhorar a qualidade de vida de pessoas com 60 anos ou mais. Quanto aos objetivos, buscou-se verificar como os idosos percebem as práticas educativas que lhes são oferecidas, quais são as motivações para frequentá-las, como também analisar quais ganhos vêm obtendo em relação à qualidade de vida. A pesquisa também analisar descreveu o perfil dos professores envolvidos nas atividades escolhidas, investigar como eles se formaram e de que maneira realizaram a educação das pessoas idosas. A investigação apresentou caráter qualitativo e contou com a observação participante e a entrevista semiestruturada como instrumentos de coleta de dados. As observações foram realizadas inicialmente de forma presencial, entre os meses de fevereiro de 2019 e fevereiro de 2020, porém, devido à pandemia da COVID-19, o trabalho foi concluído de forma remota, entre os meses de junho e outubro de 2020. Foram entrevistadas nove pessoas: dois professores, o coordenador do equipamento e seis idosos, sendo quatro deles mulheres e dois homens, com idades entre 67 e 95 anos. Os resultados apontam para uma melhoria na qualidade de vida dos idosos a partir da participação nas atividades analisadas. Os benefícios gerados referem-se à maior integração social e à maior valorização de si mesmos, além de melhorias na saúde, como, por exemplo, em relação à memória. Os achados ainda revelam a importância do trato afetivo e respeitoso por parte dos professores para que se chegue a resultados positivos nos processos educativos. Em relação à formação dos professores, verificou-se que se formaram durante o fazer pedagógico com os idosos. Além disso, a pesquisa revelou a importância da realização dessas atividades para minimizar os efeitos negativos da pandemia de COVID-19 na qualidade de vida dos sujeitos participantes da pesquisa.
Abstract: According to the Brazilian Institute of Geography and Statistics (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE), the country's demographic scenario indicates that its population is aging. IBGE data published in 2019 indicate that 13% of Brazil's population is composed of elderly people, which comprises 28 million people in this age group. IBGE also points out that in 2050 Brazil will have practically one third of the Brazilian population made up of people over 60 years old. Given this, it is important that those people live with quality of life, in order to have an increasingly healthy aging and conditions to be and feel socially active. Therefore, it is necessary to offer, especially through public policies, places and conditions that allow the involvement of these citizens in different environments, as well as provide adequate eldercare. They also should be provided with opportunities for their continuous learning, aiming at a greater understanding of their social role, their rights and how to live this stage of life better. This work presents a doctoral-level study whose main purpose is to verify if the educational practices offered at the Vereador Sérgio Ferrara Senior Reference Center contribute to improving the quality of life of people aged 60 and over. The analysis is based on the “Theater” and the “Voice and Guitar” classes. These study objectives are to verify how the elderly perceive the educational practices that are offered to them, what are their motivations for attending them and to analyze what benefits they have been obtaining in terms of quality of life. The research also seeks to analyze the profile of the teachers involved in the chosen activities, to investigate how they are trained and how they understand the education for the elderly. This is a qualitative research study which used methods such as participant observation and semistructured interviews for data collection. The observations were made face-to-face between February 2019 and February 2020 and virtually between June and October 2020, due to the COVID-19 pandemic. In total, nine people were interviewed: two teachers; the CRPI coordinator and six elderly people. From the group of seniors, four of them were women and two were men, all aged between sixty-seven and ninety-five years old. The results point to an improvement in the quality of life of the elderly as a consequence of their participation in the analyzed activities. The benefits generated refer to greater social integration and greater selfworth, as well as improvements in their health, for example, in relation to memory. The findings of this study also reveal the importance of affectionate and respectful treatment by teachers in order to have positive results in these educational processes. Regarding the teachers’ training, it is possible to say that they learn in the course of their pedagogical work with the elderly. In addition, the research revealed the importance of these types of activities to minimize the negative effects of the COVID-19 pandemic on the quality of life of these subjects.
Subject: Educação
Educação de adultos
Idosos - Educação
Idosos - Qualidade de vida
Idosos - Políticas públicas
Educação - Políticas públicas
Envelhecimento
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40784
Issue Date: 17-Dec-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.