Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40830
Type: Tese
Title: Narrativas em curso: subsídios para a formação de professores de português em contexto de acolhimento a estudantes migrantes e refugiados no ensino básico brasileiro
Other Titles: Narrativas en curso: contribuciones para la formación de profesores de portugués en el contexto de la acogida a estudiantes migrantes y refugiados en la educación básica brasileña
On course narratives: contributions to teaching education programs for teachers of Portuguese as a Welcoming Language working with migrants and refugees enrolled in the Brazilian mainstream education
Authors: Yara Carolina Campos de Miranda
First Advisor: Leandro Rodrigues Alves Diniz
First Referee: Ana Cecilia Cossi Bizon
Second Referee: Andrea Machado de Almeida Mattos
Third Referee: Leina Claudia Viana Juca
metadata.dc.contributor.referee4: Laura Janaina Dias Amato
Abstract: Esta tese de doutorado tem como pano de fundo o cenário das migrações transnacionais do século XXI, que tem posicionado o Brasil como um dos destinos de migrantes e refugiados/as vindos/as de diversas partes do mundo, por distintos processos migratórios. O trabalho investigativo empreendido teve como objetivo geral analisar o processo de formação de três licenciandas em Letras e duas pós-graduandas em Linguística Aplicada – dentre elas, esta professora-pesquisadora – ao longo da disciplina “Introdução aos Estudos em Português como Língua Adicional” (DISC2018-2), com vistas a subsidiar a estruturação de cursos de formação inicial de professores/as de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) no contexto de ensino a migrantes ou refugiados/as matriculados/as na Educação Básica brasileira. Em 2018, ministrei, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) a DISC2018.2, na Faculdade de Letras (FALE). Por meio de uma parceria firmada entre a FALE e a Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte (SMED-BH), além das aulas teóricas na universidade, os/as estudantes matriculados/as na DISC2018-2 realizaram práticas de ensino em escolas municipais de Belo Horizonte e ensinaram PLAc para estudantes migrantes ou refugiados/as. Como parte da disciplina, os/as professores/as-graduandos/as (PGs) escreveram um diário reflexivo compartilhado comigo por meio do Google Drive. Por esse diário, acompanhei suas narrativas e reflexões sobre o trabalho realizado em suas aulas aos/às estudantes migrantes ou refugiados/as, tecendo comentários e dando-lhes sugestões para contribuir com uma constituição conjunta de sua formação como professores/as. Os diários escritos por duas graduandas e duas pós-graduandas – entre elas, esta professora-pesquisadora – foram analisados após a finalização da DISC2018-2, tendo como foco as narrativas escritas pelas participantes. Esta é uma investigação que se assenta sobre os pressupostos da Linguística Aplicada Indisciplinar (MOITA LOPES, 2006), caracterizando-se como um estudo de cunho etnográfico e auto-etnográfico, vinculado ao paradigma qualitativo e de abordagem interpretativista. As narrativas das participantes, analisadas a partir de pistas indexalizadoras (WORTHAM, 2001; BIZON, 2013), apontaram para as contribuições do trabalho colaborativo entre PGs e a professora-pesquisadora, além de terem enfatizado a importância de que graduandos/as em Letras, já docentes ou futuros/as educadores/as, se vejam como agentes de sua própria formação. Para isso, mostrou-se fundamental que cursos e disciplinas voltadas para a formação de professores/as para o ensino de línguas – neste contexto, de PLAc – vizibilizem as vozes dos/as graduandos, considerando também seus saberes como constituintes de sua formação e da de seus/suas professores/as-formadores/as dentro da universidade. Ademais, as análises sinalizaram uma lacuna nos cursos de Pedagogia e Letras quanto a disciplinas que formem professores/as para o ensino de PLAc a crianças. Finalmente, evidenciou-se a necessidade de uma educação linguística ampliada (CAVALCANTI, 2013) para esses/as professores/as de PLAc, que se baseie na interculturalidade (MAHER, 2007) e que se dê a partir de uma ecologia dos saberes (SOUSA SANTOS, 2007), para que seja essa uma formação mais condizente com a complexidade e diversidade do mundo atual.
Abstract: The background of this doctoral dissertation is the scenario of transnational migrations of the 21st century, which has positioned Brazil as one of the destinations of migrants and refugees that come from different parts of the world due to different migratory processes. The investigative work undertaken had as a general objective the analysis of the training process of three Linguistics undergraduate students and two Applied Linguistics graduate students – the latter, including this work’s teacher-researcher – throughout the class “Introduction to Studies in Portuguese as an Additional Language” (DISC2018-2), with a view to subsidizing the structuring of initial training courses for teachers of Portuguese as a Welcoming Language (PLAc) in the context of teaching to migrants or refugees enrolled in Brazilian Basic Education. In 2018, I taught the DISC2018.2 class at the Federal University of Minas Gerais (UFMG), in the College of Linguistics and Literature (FALE). Through a partnership signed between FALE and the city’s Education Secretariat (SMED-BH), in addition to theoretical classes at the university, students enrolled in DISC2018-2 carried out teaching practices in municipal schools in the city of Belo Horizonte and taught PLAc to migrant or refugee students. As part of their class activities, teachers-graduate students (PGs) wrote a reflective diary shared with me through Google Drive. Based on this diary, I followed their narratives and reflections on the work done with migrant or refugee students, making comments and giving them suggestions in order to contribute to a joint constitution of their training as teachers. The diaries written by two undergraduate and two graduate students – including mine – were analyzed after the completion of the DISC2018-2 course, focusing on the narratives written by the participants. This is an investigation based on the assumptions of the Indisciplinary Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006), characterized as an ethnographic and auto-ethnographic study, linked to the qualitative paradigm and interpretive approach. The participants' narratives, analyzed under indexing clues (WORTHAM, 2001; BIZON, 2013), pointed to the contributions of collaborative work between PGs and the teacher-researcher, in addition to emphasizing the importance of undergraduate students in Linguistics and Literature, who are already teachers or future educators, seeing themselves as agents of their own training. To this end, this study showed the importance that courses and classes aimed at teacher training for language teaching – in this context, for PLAc – make possible that the voices of undergraduates are more visible, also considering their knowledge as constituents of their own and their teachers/trainers training within the university context. In addition, the analyzes signaled a gap in Pedagogy, Literature and Linguistics programs in regard to teacher training on teaching PLAc to children. Finally, the need for an extended language education (CAVALCANTI, 2013) for these PLAc teachers, based on the interculturality approach (MAHER, 2007), and based on an ecology of knowledge (SOUSA SANTOS, 2007), became evident, so that this training is more consistent with the complexity and diversity of the current world.
Subject: Língua portuguesa – Estudo e ensino – Falantes estrangeiros
Professores de português
Língua portuguesa – Formação de professores
Aquisição da segunda linguagem
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FALE - FACULDADE DE LETRAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/40830
Issue Date: 24-Mar-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Yara Miranda - NARRATIVAS EM CURSO PLAC.pdfNARRATIVAS EM CURSO subsídios para a formação de professores de português em contexto de acolhimento a estudantes migrantes e refugiados no ensino básico brasileiro3.45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.