Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40855
Type: Artigo de Periódico
Title: A relação entre a universidade e as políticas de ampliação da jornada escolar
Authors: Natália Fraga Carvalhais Oliveira
Savana Diniz Gomes Melo
Abstract: Este artigo discute a relação entre a universidade e a educação básica no contexto da extensão universitária e das políticas de ampliação da jornada escolar. Toma como objeto de análise o Programa Escola Integrada da Universidade Federal de Minas Gerais, uma ação de extensão universitária relacionada à política de ampliação da jornada escolar da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte, no período de 2006 a 2013. O estudo se fundamenta em um referencial teórico crítico. Tomaram-se como fontes documentos institucionais e oficiais e entrevistas com gestores na universidade e na secretaria e com professoras comunitárias de três escolas públicas. O texto procura caracterizar o programa com ênfase em seu histórico, funcionamento e abrangência, e também, evidenciar as percepções dos sujeitos entrevistados sobre o papel das instâncias envolvidas e sobre as relações estabelecidas ‒ apontando alguns limites e contribuições dessas relações.
Subject: Educação básica
Universidade
Extensão universitária
Jornada escolar ampliada
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.1590/0102-4698181620
URI: http://hdl.handle.net/1843/40855
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-46982018000100166&script=sci_abstract&tlng=pt
metadata.dc.relation.ispartof: Educação em revista
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_A relação entre a universidade e as políticas de ampliação da jornada escolar.pdf749.35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.