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http://hdl.handle.net/1843/40892
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Jorge Santa Anna | pt_BR |
dc.creator | Élida Mara Mascarenhas Pieri | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-07T19:48:23Z | - |
dc.date.available | 2022-04-07T19:48:23Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 13 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 51 | pt_BR |
dc.citation.epage | 70 | pt_BR |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2017v13n1.32505 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1809-4775 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/40892 | - |
dc.description.resumo | Tematiza a Ciência da Informação e suas relações com o profissionalismo. Objetiva apresentar práticas profissionais advindas da Ciência da informação e sua contribuição com as profissões da informação. Além disso, a pesquisa explora conceitos e características principais inerentes à área da Ciência da Informação. Os procedimentos metodológicos pautaram-se em revisão de literatura em artigos publicados em periódicos do âmbito profissional. Após análise e discussão, tendo 31 artigos selecionados para revisão, constatou-se que a Ciência da Informação fomenta inúmeras práticas profissionais, tais como: fazeres técnicos, voltados à produção, tratamento e armazenamento; ampliação do ciclo informacional, a qual se estende à questão da disseminação, do acesso e do uso da informação; práticas de comunicabilidade, interatividade e recuperação da informação; práticas de gestão da informação e seus fluxos; trabalho interdisciplinar em meio à atuação autônoma, inovadora e audaciosa; ações a favor do usuário, conhecendo seu perfil, necessidades, limitações e seu comportamento; prestação de atendimento personalizado e qualificado; e, por fim, ações de inclusão social, por meio de práticas interventivas, as quais viabilizem a construção da cidadania, desencadeando uma sociedade mais inclusiva, democrática e igualitária. Essas práticas demonstram a concepção técnica e humanista inerentes à Ciência da Informação, por conseguinte, caracteriza esse campo do conhecimento como uma área social em prol da adequação do fator humano, enquanto principal elemento do contexto social. Palavras-chave: Informação. Novas tecnologias. Acesso e uso à informação. Ciência da Informação. Práticas profissionais em Ciência da Informação. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Biblionline | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência da Informação | pt_BR |
dc.subject.other | Acesso e uso à informação | pt_BR |
dc.subject.other | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Práticas profissionais em ciência da informação: uma revisão da literatura | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | https://periodicos.ufpb.br/index.php/biblio/article/view/32505 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
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2017_Práticas profissionais em ciência da informação uma revisão da literatura.pdf | 480.46 kB | Adobe PDF | View/Open |
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