Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40929
Type: Artigo de Periódico
Title: "Vai jogar?”: fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral na educação física escolar
Other Titles: “Are you playng?” factors influencing participation of adolescents with cerebral palsy in school physical education
Authors: Priscilla Rezende Pereira Figueiredo
Marisa Cotta Mancini
Marina De Brito Brandão
Abstract: O objetivo do estudo foi compreender fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral (PC) na Educação Física Escolar. Dez adolescentes com PC foram entrevistados utilizando roteiro de entrevista semiestruturado, cujo conteúdo foi gravado, transcrito e submetido à Análise de Conteúdo. Três categorias e sete subcategorias emergiram dessa análise. Verificou-se que fatores ambientais (atitudinais e físicos) e pessoais influenciaram a participação. Especificamente, as atitudes de colegas, professores e monitores, bem como a disponibilidade de dispositivos de auxílio para marcha e a acessibilidade física da escola foram elementos importantes que impactaram, negativamente ou positivamente, a participação na Educação Física. Características pessoais, como medo de realizar as atividades e baixa ou alta percepção de autoeficácia, também influenciaram o engajamento dos adolescentes na Educação Física e devem ser consideradas por profissionais da Educação Física e reabilitação.
Abstract: The aim of the study was to understand factors influencing participation of adolescents with cerebral palsy (CP) in school Physical Education (PE). Semi-structured interviews were conducted with ten adolescents with CP. The interviews were recorded, transcribed and submitted to content analysis, resulting in three categories and seven subcategories. Environmental (attitudinal and physical) and personal factors influenced participation. Specifically, attitudes of peers, teachers and instructors, and availability of mobility devices and physical accessibility were important elements that influenced – negatively or positively – participation in PE. Personal characteristics such as fear of performing activities and low or high self-efficacy perception also influenced the engagement of adolescents in PE and should be considered by teachers and rehabilitation professionals.
Subject: Educação física e treinamento
Adolescente
Paralisia cerebral
Inclusão educacional
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.22456/1982-8918.79926
URI: http://hdl.handle.net/1843/40929
Issue Date: Jul-2018
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/79926
metadata.dc.relation.ispartof: Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS
Appears in Collections:Artigo de Periódico



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.