Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/40929
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | "Vai jogar?”: fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral na educação física escolar |
Other Titles: | “Are you playng?” factors influencing participation of adolescents with cerebral palsy in school physical education |
Authors: | Priscilla Rezende Pereira Figueiredo Marisa Cotta Mancini Marina De Brito Brandão |
Abstract: | O objetivo do estudo foi compreender fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral (PC) na Educação Física Escolar. Dez adolescentes com PC foram entrevistados utilizando roteiro de entrevista semiestruturado, cujo conteúdo foi gravado, transcrito e submetido à Análise de Conteúdo. Três categorias e sete subcategorias emergiram dessa análise. Verificou-se que fatores ambientais (atitudinais e físicos) e pessoais influenciaram a participação. Especificamente, as atitudes de colegas, professores e monitores, bem como a disponibilidade de dispositivos de auxílio para marcha e a acessibilidade física da escola foram elementos importantes que impactaram, negativamente ou positivamente, a participação na Educação Física. Características pessoais, como medo de realizar as atividades e baixa ou alta percepção de autoeficácia, também influenciaram o engajamento dos adolescentes na Educação Física e devem ser consideradas por profissionais da Educação Física e reabilitação. |
Abstract: | The aim of the study was to understand factors influencing participation of adolescents with cerebral palsy (CP) in school Physical Education (PE). Semi-structured interviews were conducted with ten adolescents with CP. The interviews were recorded, transcribed and submitted to content analysis, resulting in three categories and seven subcategories. Environmental (attitudinal and physical) and personal factors influenced participation. Specifically, attitudes of peers, teachers and instructors, and availability of mobility devices and physical accessibility were important elements that influenced – negatively or positively – participation in PE. Personal characteristics such as fear of performing activities and low or high self-efficacy perception also influenced the engagement of adolescents in PE and should be considered by teachers and rehabilitation professionals. |
Subject: | Educação física e treinamento Adolescente Paralisia cerebral Inclusão educacional |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | EEF - DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL |
Rights: | Acesso Aberto |
metadata.dc.identifier.doi: | https://doi.org/10.22456/1982-8918.79926 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40929 |
Issue Date: | Jul-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/79926 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Movimento: Revista de Educação Física da UFRGS |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Vai jogar fatores que influenciam a participação de adolescentes com paralisia cerebral na educação fisica escolar.pdf | 355.27 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.