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http://hdl.handle.net/1843/40948
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utopia do universal em "Paysages Planétaires" de Henri Pousseur |
Título(s) alternativo(s): | The utopia of universalism in Henri Pousseur’s “Paysages Planétaires” |
Autor(es): | Lucas Filipe Alves de Oliveira |
Primeiro Orientador: | Rogério Vasconcelos Barbosa |
Primeiro Coorientador: | Eduardo Pires Rosse |
Primeiro membro da banca : | Luigi Antonio Monteiro Lobato Irlandini |
Segundo membro da banca: | Glaura Lucas |
Terceiro membro da banca: | Eduardo Campolina Vianna Loureiro |
Resumo: | O presente trabalho utiliza a obra eletroacústica Paysages Planétaires, do compositor belga Henri Pousseur, como pretexto para uma discussão sobre o tema da presença de elementos não-ocidentais na música de concerto contemporânea, tendo como foco principal o discurso universalista herdado das estéticas do século XX, especialmente, neste caso, do serialismo integral. São abordados tanto os aspectos relativos à elaboração de uma linguagem musical capaz de lidar com materiais radicalmente diversos – com a própria noção de “material” sendo colocada em questão – quanto os aspectos sociais implicados na apropriação, por parte de compositores de formação acadêmica e atuantes neste campo, de manifestações de culturas às quais eles não pertencem. Para isto, é mobilizada a teoria sociológica de Pierre Bourdieu a fim de se comparar as práticas de apropriação da indústria cultural com as do que o autor chama de “campo de produção erudita”. |
Abstract: | The electroacoustic piece Paysages Planétaires, from Belgian composer Henry Pousseur, is analyzed as a mean to discuss the presence of non-western elements in contemporary concert music having as its main focus the universalist discourse inherited from XX century aesthetics, primarily derived from the integral serialism. Two important aspects are approached: 1) the problems related to the blending of radically different sources in the same musical language while revisiting the concept of musical material; 2) the social implications involved in the cultural appropriation of external elements by composers from the academic field. For this purpose, Pierre Bourdieu's sociologic theory is mobilized to compare the cultural industry appropriation with that originated from the classic production field. |
Assunto: | Música - Análise, apreciação Etnomusicologia Pousseur, Henri, 1929-2009 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/40948 |
Data do documento: | 11-Fev-2022 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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