Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/40986
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Roberto Gonzalez Duartept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0873613754677282pt_BR
dc.contributor.referee1Janete Lara de Oliveirapt_BR
dc.creatorMarisa Araujo Vianapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-11T21:19:08Z-
dc.date.available2022-04-11T21:19:08Z-
dc.date.issued2014-09-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/40986-
dc.description.resumoA expansão comercial que ocorreu nas últimas décadas devido à globalização, levou as pequenas empresas a repensar suas estratégias comerciais. A procura por novos mercados, que antes era uma experiência restrita as grandes empresas, passou a ser uma realidade vivenciada por muitas empresas de pequeno porte. Essas empresas passaram a atuar em um ambiente extremamente competitivo e às vezes desconhecidos por muitas delas. As principais barreiras que as micro, pequenas e médias (MPMEs) enfrentam no mercado internacional ainda é pouco discutido. Levando em consideração o papel importante que as MPMEs representam na economia brasileira, onde o crescimento das mesmas impacta positivamente no desenvolvimento social e econômico do país, o presente estudo teve como objetivo relatar e analisar as principais barreiras enfrentadas pelas MPME’s em suas operações de comércio exterior e como as agências governamentais auxiliam essas empresas a fim de amenizar tais problemas. A pesquisa consistiu em analisar os dados já existentes sobre o tema, e em paralelo, a realização de um estudo de caso com uma empresa de médio porte do segmento de diagnóstico in vitro. A escolha da empresa foi realizada de forma aleatória e os resultados obtidos servem como parâmetros para o entendimento das dificuldades enfrentadas por MPMEs em geral no mercado internacional.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Gestão de Negóciospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectAgências Governamentais.pt_BR
dc.subject.otherExportaçãopt_BR
dc.subject.otherMicro, Pequenas e Médias Empresas;pt_BR
dc.subject.otherBarreiras no Comércio Exteriorpt_BR
dc.titleExportação em micro, pequenas e médias empresas: principais barreiraspt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-25-11-2014..pdf9.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.