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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise das percepções do gestor quanto à implantação de um sistema de informação gerencial: rumo à tomada de decisão mais eficiente
Autor(es): André Luiz Mendes Athayde
Sarah Araújo Maia
Resumo: O uso dos dados como ferramenta para tomada de decisão já é uma realidade nas organizações graças ao avanço da tecnologia. Nesse sentido, gerenciar informações com eficiência passou a ser uma estratégia vital e indispensável para dar direção aos gestores no processo de tomada de decisão para conquistar vantagem competitiva no mercado. Em consequência da constante evolução tecnológica ligada à era da informação, o Sistema de Informação Gerencial (SIG) é um grande aliado dos gestores para auxiliar nesse processo, uma vez que é capaz processar um gigantesco número de dados simultaneamente. A presente pesquisa tem como objetivo geral analisar as percepções de um gestor em uma empresa produtora de cachaça quanto aos benefícios e desafios advindos da implantação do SIG. Subsidiando o alcance do objetivo geral, estabeleceram-se os seguintes objetivos específicos: identificar a atuação profissional do entrevistado dentro da empresa; caracterizar o SIG utilizado na empresa; descrever como as principais funções operacionais eram realizadas anteriormente à implementação do SIG, obtenção e análise de dados e tomada de decisões; obter as percepções do gestor concernentes aos benefícios advindos da implementação do SIG, bem como as principais dificuldades enfrentadas durante o processo. Para isso, utilizou-se como técnica de coleta de dados uma entrevista semiestruturada e como técnica para análise de dados, a análise de conteúdo. Os resultados apontam para o sucesso da implantação do SIG na empresa, defendido pelo gestor.
Abstract: The use of data as a tool for decision making is already a reality in organizations thanks to the advancement of technology. In this sense, managing information efficiently has become a vital and indispensable strategy to give managers direction in the decision-making process to gain competitive advantage in the market. As a consequence of the constant technological evolution linked to the information age, the Management Information System (MIS) is a great ally of managers to assist in this process, since it is capable of processing a huge number of data simultaneously. The present research has as general objective to analyze the perceptions of a manager of the company Cachaça Seleta regarding the benefits and challenges arising from the implementation of the GIS. Subsidiarizing the scope of the general objective, the following specific objectives were established: to identify the professional role of the interviewee within the company; to characterize the MIS used in the company; to describe how the main operational functions were performed prior to MIS implementation, data collection and analysis and decision making; to obtain the manager’s perceptions regarding the benefits of the MIS implementation, as well as the main difficulties encountered during the process. For this, a semi-structured interview was used as data collection method and, as a technique for data analysis, content analysis. The results point to the success of the implementation of the MIS in the company defended by the manager.
Assunto: Sistemas de informação gerencial
Sistemas de suporte de decisão
Pesquisa qualitativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/41017
Data do documento: 2019
metadata.dc.url.externa: https://periodicos.unifacef.com.br/index.php/resiget/article/view/1672?msclkid=678a2f10bb2d11ecb148e252ee84af5e
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Eletrônica de Sistemas de Informação e Gestão Tecnológica
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