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Type: Dissertação
Title: Estudo de viabilidade para adoção do método Lean Six Sigma em um Hospital Público
Authors: Rafael Carneiro Brito
First Advisor: Ivan Beck Ckagnazaroff
First Referee: Antônio Artur de Souza
Second Referee: Karla Rona da Silva
Third Referee: Márcio Augusto Gonçalves
Abstract: Administrar hospitais tem sido uma tarefa desafiadora e complexa aos gestores. Diante disso, diversas ferramentas e metodologias gerenciais estratégicas têm sido empregadas no intuito de atingirem melhores resultados assistenciais e até mesmo para identificar e solucionar problemas gerenciais, dentre elas pode-se destacar o Lean Six Sigma (LSS). O LSS tem sido amplamente discutido em organizações de saúde. No entanto, a linha de estudos sobre a aplicabilidade junto ao serviço de enfermagem encontra-se ainda incipiente. Estes profissionais são considerados ponto chave tanto para o alcance de metas relacionados a melhoria no desempenho hospitalar, quanto para o insucesso dele uma vez que possuem notória relevância pela peculiaridade das suas atividades junto aos pacientes, pela sua representatividade numérica, além de ser a categoria profissional que permanece mais tempo laborando ao lado do paciente. O objetivo do presente estudo foi analisar a viabilidade organizacional da implementação do modelo Lean Six Sigma no serviço de enfermagem como prática associativa ao modelo de gestão dos profissionais de enfermagem de um hospital público. Trata-se de estudo de caso único desenvolvido no serviço de enfermagem de um hospital público na região metropolitana de Belo Horizonte. Utilizou-se abordagem mista com emprego de técnicas quantitativas (questionário) e qualitativas (entrevista). Aplicou questionário semiestruturado online utilizando a plataforma Surveymonkey. Para a seleção dos participantes do questionário foram escolhidos os profissionais da enfermagem que exercem suas atividades laborais no hospital, demais profissionais que fazem parte da equipe multiprofissional de assistência ao paciente, além dos profissionais que desempenham atividades administrativas, assessoria e apoio ao serviço hospitalar. Após a coleta do questionário, os dados foram tabulados e analisados quanto à frequência das respostas e comparação de proporções. Já, para a entrevista foram considerados os funcionários que ocupam funções na alta diretoria e superintendências técnico-administrativas e estão em posições a nível estratégico e tático no hospital. Os dados das entrevistas foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo categorial temática. Na exploração do material foi realizada a codificação e categorização do conteúdo das transcrições, neste processo foram utilizados recursos dos softwares ATLAS TI® e IRAMUTEQ®. Os critérios utilizados para a definição dos códigos foram os princípios representatividade, homogeneidade, exclusividade,pertinência ao problema de pesquisa e objetivos propostos junto as unidades de registro definidas a partir do tema, do sentido, da referência do sujeito e do acontecimento ou fato registrado na mensagem. Em seguida, foi utilizado o recurso de atribuição de cores para auxiliar na rotulagem dos códigos aos temas. Assim, foi possível organizar as informações quanto a percepções extraídas dos trechos das transcrições. Participaram do estudo 285, sendo 277 por meio de questionário e 8 por meio de entrevistas. A maioria possui ensino superior completo e ocupam funções operacionais junto ao paciente (42,81% técnicos de enfermagem; 14,04% enfermeiros, seguido de 12,63% médicos). As competências do serviço de enfermagem mais citadas como imprescindíveis para o aprimoramento dos processos de trabalho e melhoria do desempenho hospitalar foram postura profissional (67,1%), seguida por habilidade técnica (56,7%). A menos citada foi a liderança (33,9%). O hospital foi classificado com mais ou menos organizado, por 47,6% dos participantes. A infraestrutura (60,3%), seguida das práticas voltadas para treinamentos e capacitações (50,5%) foram os principais aspectos relacionados as fragilidades e dificuldades do hospital e essas fragilidadesforam relacionadas à inexistência de um planejamento estratégico. Outro ponto importante a ser destacado é que a maioria dos entrevistados (47,5%) relataram que o desempenho hospitalar melhorou nos últimos três anos, acreditam e percebem o real comprometimento da gestão e das lideranças em procurar promover melhores condições de trabalho e melhorar os processos. Na análise do conteúdo das entrevistas associado às respostas do questionário foi possível identificar como principais entraves para adoção do LSS: desigualdades no desempenho e conflitos entre os profissionais; baixa motivação por parte dos profissionais; cultura organizacional focada no tradicionalismo; centralização da gestão; comunicação organizacional falha, além de fragilidades gerenciais e operacionais. Como aspectos facilitadores destacam-se: o comprometimento e engajamento dos profissionais e a promoção e educação profissional. Os resultados do presente estudo apontam para inviabilidade momentânea atual da adoção do método Lean Six LSS no serviço de enfermagem do hospital estudado devido à ausência de elementos que compõe os princípios e diretrizes desse método que são necessários para a sua adoção e sustentabilidade. O produto técnico resultante deste estudo foi um relatório técnico de caráter conclusivo para subsidiar os gestores do hospital estudado em quais condições devem ser estabelecidas ou aprimoradas para implementar e manter a sustentabilidade do método Lean Six Sigma no hospital.
Abstract: Managing hospitals has been a challenging and complex task for managers. Therefore, several strategic management tools and methodologies have been used to achieve better care results and even to identify and solve management problems, among them we can highlight Lean Six Sigma (LSS). LSS has been widely discussed in healthcare organizations. However, the line of studies about its applicability in nursing services is still incipient. These professionals are considered a key point both for the achievement of goals related to the improvement of hospital performance, and for its failure, since they have notorious relevance for the peculiarity of their activities with patients, for their numerical representativeness, besides being the professional category that stays longer working next to the patient. The objective of this study was to analyze the organizational viability of implementing the Lean Six Sigma model in the nursing service as an associative practice to the management model of the nursing professionals of a public hospital. This is a particular case study developed in the nursing service of a public hospital in the metropolitan region of Belo Horizonte. A mixed approach was used, employing quantitative (questionnaire) and qualitative (interview) techniques. It applied an online semi-structured questionnaire using the Surveymonkey platform. For the selection of the participants in the questionnaire, nursing professionals who work in the hospital were chosen, as well as other professionals who are part of the multiprofessional team of patient care, and professionals who perform administrative, advisory, and support activities for the hospital service. After collecting the questionnaire, the data were tabulated and analyzed regarding the frequency of answers and comparison of proportions. On the other hand, for the interview, the employees who occupy functions in the top management and technical-administrative superintendencies and are in positions at the strategic and tactical level in the hospital were considered. The interview data were analyzed using the thematic categorical content analysis technique. In the exploration of the material, the coding and categorization of the transcripts' content was conducted. In this process, the ATLAS TI® and IRAMUTEQ® software resources were used. The criteria used to define the codes were the principles of representativeness, homogeneity, exclusivity, pertinence to the research problem and proposed objectives along with the registration units defined from the theme, the meaning, the subject's reference and the event or fact recorded in the message. Next, the resource of color attribution was used to help in the labeling of codes to the themes. Thus, it was possible to organize the information as to the perceptions extracted from the excerpts of the transcriptions. The study had 285 participants, 277 through the questionnaire and eight through interviews. Most of them have completed higher education and occupy operational functions with the patient (42.81% nursing technicians; 14.04% nurses, followed by 12.63% physicians). The nursing service competences most cited as essential for improving work processes and improving hospital performance were professional posture (67.1%), followed by technical ability (56.7%). The least mentioned was leadership (33.9%). The hospital was rated as more or less organized by 47.6% of the participants.The infrastructure (60.3%), followed by the practices aimed at training and qualification (50.5%) were the main aspects related to the weaknesses and difficulties of the hospital, and these weaknesses were related to the lack of strategic planning. Another critical point to be highlighted is that most of the interviewees (47.5%) reported that the hospital performance has improved in the last three years, they believe and realize the real commitment of management and leadership in seeking to promote better working conditions and improve processes. In the analysis of the interviews' content associated with the answers from the questionnaire it was possible to identify as main obstacles to the adoption of the LSS: inequalities in performance and conflicts among professionals; low motivation on the part of the professionals; organizational culture focused on traditionalism; centralization of management; lack of organizational communication, besides managerial and operational weaknesses. As facilitating aspects, the following stand out: the commitment and engagement of the professionals and the promotion and professional education. The results of this study point to the current momentary unfeasibility of adopting the Lean Six LSS method in the nursing service of the hospital studied due to the absence of elements that make up the principles and guidelines of this method that are necessary for its adoption and sustainability. The technical product resulting from this study was a conclusive technical report to support the managers of the hospital studied in which conditions should be established or improved to implement and maintain the sustainability of the Lean Six Sigma method in the hospital.
Subject: Gestão da Qualidade Total
Prática Avançada de Enfermagem
Gestão de Riscos
Educação Continuada
Infraestrutura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Gestão de Serviços de Saúde
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/41018
Issue Date: 13-Sep-2021
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