Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41082
Type: Artigo de Periódico
Title: O rosto na imagem, a imagem sem rosto: pobreza e precariedade no âmbito de fotografias jornalísticas sobre o programa Bolsa-Família
Other Titles: The face in the image, the image without face: poverty and precarity in journalistic photography about Bolsa-Família Program
El rostro en la imagen, la imagen sin rostro: pobreza y precariedad en fotografías periodísticas sobre el programa Bolsa-Familia
Authors: Ângela Cristina Salgueiro Marques
Abstract: O objetivo deste texto é refletir acerca da noção de rosto enquanto evidência da vulnerabilidade e vocalização de uma agonia e de uma demanda ética feita pelo outro, implicando-nos em uma relação de responsabilidade. Tal concepção, derivada do pensamento de Emmanuel Lévinas e retomado por Judith Butler, é aqui utilizada como fio condutor da análise de imagens fotojornalísticas referentes ao programa Bolsa-Família. O corpus da pesquisa conta com um total de 120 imagens, coletadas entre os anos de 2003 e 2015, oriundas de jornais de grande circulação nacional, como Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e O Globo. De modo a investigar a dimensão política e ética dessas imagens, elas foram agrupadas em dois eixos principais de significação: a) imagens sem rosto: nelas o rosto não consegue fazer sua aparição ainda que a face humana esteja retratada; b) o rosto na imagem/o rosto da imagem: nelas o rosto se apresenta como um apelo, um chamado que nos é endereçado e nos alerta para a precariedade e vulnerabilidade da vida do outro e da nossa própria vida. Concluímos que, nesses dois conjuntos de imagens, o rosto fala e demanda escuta, ele é uma vocalização do sofrimento, de um lamento e de uma demanda que aproxima a estética da política a partir do modo como as fotografias intervêm na construção de enquadramentos para as relações éticas com a alteridade.
Abstract: The aim of this paper is to produce an analysis grounded on the notion of face understood as a vocalization of an agony and of an ethical demand made by the Other, giving birth to a responsibility relationship. Such concept, derived from the thought of Lévinas and reworked by Butler, is used here to guide the analysis of specific photojournalistic images related to the Bolsa-Família Program. The corpus of the research has a total of 120 images, assembled between 2003 and 2015 from newspapers of large national distribution, such as Folha de São Paulo, Estado de São Paulo and O Globo. In order to investigate the political and ethical dimensions of these images, they were grouped into two main axes of signification: a) faceless images: the face cannot make its appearance even if human face is portrayed in them; b) the face in the image / the face of the image: in them the face appears as appealing, a call that is addressed to us and make us aware of the precariousness and vulnerability of our lives. We conclude from these two groups of images that the face speaks and requires to be listened, it is a vocalization of a suffering, of a moan and of a demand that creates intersections between aesthetics and politics from the way images intervenes in the framing construction of ethical relations with alterity.
Subject: Pobreza
Face
Fotojornalismo
Programa Bolsa Família (Brasil)
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.identifier.doi: https://doi.org/10.14201/reb2018597791
URI: http://hdl.handle.net/1843/41082
Issue Date: 2018
metadata.dc.url.externa: https://revistas.usal.es//index.php/2386-4540/article/view/reb20187597791
metadata.dc.relation.ispartof: Revista de Estudios Brasileños
Appears in Collections:Artigo de Periódico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
angelaCristinaRostoImagem.pdf4.64 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.