Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41102
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dc.contributor.advisor1Rodrigo Affonso de Albuquerque Nóbregapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7158751194696023pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Antônio Neropt_BR
dc.contributor.referee2Marcelo Franco Portopt_BR
dc.contributor.referee3José Alberto Quintanilhapt_BR
dc.creatorBruno Tavares Medeirospt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1135559895034055pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-20T17:44:28Z-
dc.date.available2022-04-20T17:44:28Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41102-
dc.description.abstractTransport systems, including those involving intermodal flows, have been increasingly studied in light of the challenge of training the logistics system and structuring investments. Seeking to improve planning, the executive report of the 2025 National Logistics Plan, released in 2018, provides for investments in highways, railways, cabotage and waterways, seeking to reduce the logistical cost of cargo transportation in the country. Soybean, a commodity that accounts for 14% of national exports, has as one of its main counterpoints the cost associated with its transport, with the freight cost corresponding to 80% of the total transport cost. In assessing the impacts of logistics infrastructure considering the year 2020 and the infrastructure proposed in the National Logistics Plan in 2025, this study investigated the soybean export routes between the largest Brazilian municipalities that produce the grain and the main ports of destination with the application of geotechnologies and simulation of predictive scenarios. The survey was fed by official public data, both for the current scenario and for the forecast for 2025. The results demonstrate the reduction in the cost linked to transporting the product to export routes that will benefit from the proposed implementations in the transport network for 2025. The research contributes to greater visibility in the strategic planning of future investments related to logistics infrastructure in Brazil, enabling structured and targeted actions for modes of transport. The model developed in open source software can be replicated as the infrastructure of railways, highways, waterways changes over time, in addition to freight rates, among other variables.pt_BR
dc.description.resumoOs sistemas de transporte, incluindo os que envolvem fluxos intermodais, vêm sendo cada vez mais estudados frente ao desafio de se capacitar o sistema logístico e estruturar os investimentos. Buscando a melhoria no planejamento, o relatório executivo do Plano Nacional de Logística 2025 divulgado em 2018, prevê investimentos em rodovias, ferrovias, cabotagem e hidrovias, na busca de redução do custo logístico do transporte de cargas no país. A soja, commodity que responde por 14% da exportação nacional, tem como um dos principais contrapontos o custo associado ao seu transporte, sendo o custo de frete corresponde a 80% do custo de transporte total. Na avaliação dos impactos da infraestrutura logística considerando o ano de 2020 e a infraestrutura proposta no Plano Nacional de Logística em 2025, o presente estudo investigou as rotas de exportação de soja entre os maiores municípios brasileiros produtores do grão e os principais portos de destino com a aplicação de geotecnologias e simulação de cenários preditivos. A pesquisa foi alimentada por dados públicos oficiais, tanto para o cenário atual como para o previsto para 2025. Os resultados demonstram a redução do custo atrelado ao transporte do produto para as rotas de exportação que se beneficiarão com as implementações propostas na malha de transportes para 2025. A pesquisa contribui para uma maior visibilidade no planejamento estratégico dos investimentos futuros relacionados à infraestrutura logística no Brasil, possibilitando ações estruturadas e direcionadas para modos de transporte. O modelo desenvolvido em software livre pode ser replicado conforme se alterem as infraestruturas das ferrovias, rodovias, hidrovias ao longo do tempo, além dos valores de frete, dentre outras variáveis.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA TRANSPORTES E GEOTECNIApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geotecnia e Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectSojapt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectSimulaçãopt_BR
dc.subjectCusto logísticopt_BR
dc.subject.otherTransportespt_BR
dc.subject.otherLogísticapt_BR
dc.subject.otherModelagem de dadospt_BR
dc.subject.otherSoja - Transportept_BR
dc.titleModelagem geográfica para a simulação de custos de transporte de soja em bacias logísticaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-3342-0437pt_BR
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