Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/41126
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ana Cristina Ribeiro Vazpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8229663694538069pt_BR
dc.contributor.referee1Santer Alvares de Matospt_BR
dc.creatorRaquel Daniele Diaspt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6305051488106887pt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T13:28:55Z-
dc.date.available2022-04-25T13:28:55Z-
dc.date.issued2019-11-30-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/41126-
dc.description.abstractThe present work has as research object the reflection and production of pedagogical intervention strategies, using didactic sequences, which aim to make possible the use of information and communication technologies inside classrooms, during the teaching and learning process of students in Basic Education. Th is monograph is the result of productions developed during the "Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0", promoted and offered by the Pedagogical Center of the School of Basic and Professional Education of the Federal University of Minas Gerais. During the elaboration of each Teaching Sequence, procedures and actions were detailed in order to enable teachers who use it to get in touch with digital technologies, to understand their functioning, as well as the possibilities of applicat ion during work in the classroom with curricular content. All Sequences were elaborated with a focus on areas of knowledge of the Natural Sciences: Preservation of Trees; Greenhouse effect; Seasons and Earth Movements, Digestive System and Sexually Transmi tted Infections. Digital tools like the Canva and StoryTelling apps; the software “The Greenhouse Effect”; YouTube and Instagram were explored in the elaboration of each of the Sequences, as well as this work produced usage information about the contents w orked on, the resources used, the estimated time needed, the most appropriate school year for the application, in addition to suggestion of evaluation strategies. Given the above, all the Didactic Sequences presented here aimed to provide teachers with con ditions so that some content could be worked on in the classroom, with Education 3.0 as the focus and background. In addition, it is expected that the present work can offer an inspiring script for new sequences to be produced, dealing with the most divers e themes and disciplines, not just Natural Sciences and Biology.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de pesquisa a reflexão sobre e a produção de estratégias de intervenção pedagógica, utilizando-se de sequências didáticas que visam possibilitar o uso de tecnologias de informação e comunicação dentro das salas de aula, durante o processo de ensino e de aprendizagem de estudantes da Educação Básica. A monografia é resultado de produções desenvolvidas durante o"Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0", promovido e oferecido pelo Centro Pedagógico da Escola de Educação Básica e Profissional da Universidade Federal de Minas Gerais. Durante a elaboração de cada Sequência Didática foram detalhados procedimentos e ações, de modo a possibilitar os docentes que utilizarem tal Sequência a entrarem em contato com tecnologias digitais, entenderem seu funcionamento, bem como as possibilidades de aplicação durante o trabalho em sala de aula com conteúdos curriculares. Todas as Sequências foram elaboradas tendo como foco áreas de conhecimento das Ciências da Natureza: Preservação das Árvores; Efeito Estufa; Estações do Ano e Movimentos da Terra; Sistema Digestório e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Ferramentas digitais, como os aplicativos Canva e StoryTelling ; o software “O Efeito Estufa”; o YouTube e o Instagram foram explorados na elaboração de cada uma das Sequências, bem como foram gerada informações de utilização sobre os conteúdos trabalhados, sobre os recursos utilizados, o tempo estimado necessário, o ano escolar mais adequado à aplicação, além de sugestões de estratégias de avaliação. Diante do exposto, todas as Sequências Didáticas aqui apresentadas visaram propiciar aos docentes condições para que alguns conteúdos possam ser trabalhados em sala de aula, tendo a Educação 3.0 como foco e pano de fundo. Além disso, espera se que o presente trabalho possa oferecer um roteiro inspirador para que novas sequências didáticas sejam produzidas, onde se tratariam de temas e disciplinas mais diversos, não apenas as Ciências Naturais e a Biologia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0pt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectTecnologias da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectSequências didáticaspt_BR
dc.subjectEducação 3.0pt_BR
dc.subjectCiências naturais e biologiapt_BR
dc.subject.otherSequências didáticaspt_BR
dc.subject.otherCiências - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherEducação tecnológicapt_BR
dc.titlePortfólio: propostas de uso de tecnologias digitais em sequências didáticas Belo Horizontept_BR
dc.title.alternativePORTFÓLIO: Proposals for the use of digital technologies in didatic sequencespt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Raquel Daniele Dias.pdfPORTFÓLIO : Propostas de uso de tecnologias digitais em sequências didáticas - Raquel Daniele Dias2.46 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons